Então, é NATAL.

Olá pessoal, tudo bem!

Imagine que hoje seja seu aniversário. Você economizou uma grana o ano todo para festejar esse momento importante. Arrumou sua casa, preparou deliciosos quitutes, convidou varias pessoas importantes da sua vida. Chegada a hora da festa, um dos seus amigos faz aniversário hoje também e à medida que os demais convidados vão chegando, reportam-se a ele, felicitando-o pelo seu aniversário e até lhe dão presentes. Você como é uma pessoa muito educada, faz de conta que nada aconteceu. Na hora de cantar os parabéns, no famoso verso: “Ra-ti-bum…”, não é o seu nome que se ouve e sim a do outro aniversariante do dia. Agora a sua alma está ferida e a tristeza toma conta do seu ser. A sensação de insignificância atravessa o seu coração como um punhal afiado de dois gumes.

Pois é amigo, essa história hipotética foi criada para ilustrar o que acontece no Natal, a festa de aniversário do homem mais ilustre que a terra já teve (e isso me parece ser consenso entre todas as religiões do planeta), Jesus, o verbo que se fez carne e revolucionou o mundo através da paz e do amor; ofuscada por um impostor. Imagino que Ele se sinta assim como você, na situação ilustrada acima.

O natal, em 25 de dezembro (data simbólica), é a festa onde se comemora o nascimento de Cristo. Mas será que o Senhor Jesus é lembrado na Sua festa de aniversário? Quem em sua festa de aniversário se sentiria feliz em outro receber os parabéns, os presentes, as honras, em seu lugar? Você, como se sentiria? Quem gostaria de ter seus créditos roubados por outro, no caso de Jesus, pelo lendário ‘Papai Noel’?

A comemoração do aniversário de Jesus, então, torna-se uma desonra para Ele. Você já parou para pensar nisso?

Vamos então à verdadeira história do Natal, que se encontra relatado na Bíblia em Lucas no capítulo 2 e em outros evangelhos e que jamais foi contestada por estudiosos.

Há mais de 2000 anos, o imperador César Augusto, homem mais poderoso da Terra, na sua época, baixou um decreto onde todos os que ele governava, do menor ao maior, deveriam ser contados, alistados, uma espécie de censo como nos dias de hoje. A cidade de Belém (também conhecida como cidade de Davi), portanto, recebera inúmeros viajantes de lugares distantes, dentre eles José é Maria, apenas mais dois na multidão, imagino eu. Maria se encontrava grávida de uma criança diferente de todas. Cansados da viagem de cerca de 100km de Nazaré até Belém, José procura hospedagem em uma estalagem, sem sucesso, pois os quartos estavam lotados. Vendo o dono da estalagem que Maria poderia dar a luz a qualquer momento, ofereceu-lhe o estábulo, local onde os viajantes repousariam seus cavalos. Entretanto, esse momento tinha sido planejado antes da fundação da Terra. “Com cada passo incerto que davam, Maria e José cumpriram a profecia. Nesta noite, o infinito amor de Deus tomaria forma e se tornaria tão real que eles poderiam pegá-lo nos braços. JESUS nascera”. Essa é a origem do Natal e esse é o Natal que cristãos genuínos comemoram por todo o mundo. Assista: “O nascimento de Jesus – um cordel sobre o Natal” de Euriano Sales.

Em nenhum lugar se encontra escrito a data de nascimento de Cristo, o dia ou o mês. Não há documento histórico que dê pistas da data de seu nascimento. Como já foi dito, o evangelho de Lucas fala do alistamento onde inúmeros viajantes de lugares distantes se deslocaram para Belém. Nesse contexto, os especialistas acham improvável que isso tenha ocorrido em dezembro, uma vez que nessa época do ano é inverno rigoroso no Oriente Médio. É também improvável o nascimento de uma criança em um estábulo, devido ao frio. O mais provável é que o nascimento de Cristo tenha ocorrido entre os meses de março a agosto. O dia 25 de dezembro é uma data comercial, capitalista onde o papai Noel “o bom velhinho” rouba o natal de Jesus. Note que ele já foi garoto propaganda de cigarros, cervejas, chocolates, panetones, roupas, calçados etc., mas desfila de bom mocinho e distribuidor de presentes aos pobres.

Jesus recebeu muitos presentes quando nasceu, mas, há muito tempo, sequer é lembrado na noite do seu aniversário. Na grande maioria dos lares, na festa de Natal, nada parece faltar, exceto o aniversariante: Jesus. Agora que você conhece a verdadeira história do Natal, que presente você dará a Jesus?

Espero, com esse artigo, te libertar da lenda, da farsa do Papai Noel para que no dia 25 de dezembro você dê as honras a quem merece toda a honra, o Senhor Jesus Cristo!

Se ainda tiver um tempinho, assista também, por favor, esse vídeo.

Um abraço.

Samuel Oliveira de Jesus

Referências

Imagem C0: https://pxhere.com/pt/photo/1634174

BÍBLIA ON LINE. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/#/acf+nvi/lc/2. Acessado em 17/11/2021.

FATO E FARSA! Disponível em: http://fatoefarsa.blogspot.com.br/2013/08/voce-conhece-verdadeira-historia-de.html. Acessado em 17/11/2021.

MUNDO ESTRANHO. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-natal-e-comemorado-em-25-de-dezembro. Acessado em 17/11/2021.

SUPERINTERESSANTE. Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/cristo-nao-nasceu-natal-681493.shtml. Acessado em 16/11/2021.

UOL NOTÍCIAS. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/12/25/jesus-nao-nasceu-no-dia-25-de-dezembro-veja-cinco-fatos-sobre-o-aniversariante-mais-famoso-do-dia.htm. Acessado em 16/11/2021.

VEJA. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/cronica/a-verdadeira-historia-do-papai-noel/. Acessado em 26/11/2021.

WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel. Acessado em 16/11/2021.

YOUTUBE. O nascimento de Jesus – um cordel sobre o Natal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NCwZ-X3rHz8. Acessado em 10/12/2021.

YOUTUBE: Rachel Sheherazade falando do Natal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VMjAfk3aRVI. Acessado em 10/12/2021.

CARTA CAPITAL. Disponível em: http://socialistamorena.cartacapital.com.br/papai-noel-velho-batuta-os-anuncios-mais-canalhas-do-bom-velhinho/. Acessado em 19/11/2021