A Imagem Vale por Palavras?

“Uma ilustração é um desenho, pintura ou obra de arte impressa que explica, esclarece, ilumina, representa visualmente, ou simplesmente decora um texto escrito, que pode ser de natureza literária ou comercial.” Definição da VisualArtsCork.com sobre ilustração.

Só um texto escrito pode expressar uma ideia?

Você consegue interpretar essa imagem ?

https://static.boredpanda.com/blog/wp-content/uploads/2018/03/satirical-illustrations-gerhard-haderer-72-5ab38999c479e__700.jpg

A ilustração acima foi idealizada pelo artista, ilustrador e designer gráfico Gerhard Haderer, que desenvolveu seu estilo realista, trabalhando em agências de publicidade no início de sua carreira. Atualmente como ilustrador, Haderer explora, com humor ácido, a realidade vivida hoje, com uma analogia satírica.

Transformar o fazer artístico em protesto ou critica social não é algo novo. Dentre as técnicas artísticas, a ilustração é uma forma não textual, que pode vir acompanhada de um texto ou não, com intenção de passar uma mensagem. Historicamente, a ilustração vem antes da fotografia, pois era a única maneira de expressar tais ideias. Revistas, jornais e livros apresentavam desenhos bem realistas de fatos históricos, ou sátira a governos, ou apenas embelezar as capas e as historias nos livros e revistas.

Toda ilustração tem um propósito por trás de sua criação e, decifrar esse código, é o que estou propondo a vocês com este texto. Será que a partir de uma das ilustrações de Gerhard Haderer, postada aqui, podemos desenvolver uma redação?

Vejamos a evolução tecnológica, por exemplo, somos bombardeados por “coisinhas” tecnológicas que não precisamos. E tem surgido novidades excessivamente rápida para permitir que a sociedade possa acompanhar. Tornar situações sérias, em cômicas, pode ajudar a conscientizar as pessoas do consumo demasiado.

Agora gostaria de saber. Qual o seu por do Sol?

Responda nos comentários!

Geize Gonçalves
Professora da Rede Pública Estadual de Educação