…É ser aquela pessoa que aprende e se diverte

Por: Jaciara Araújo

Ser professor é ter o dom de causar no outro a vontade de construir conhecimento!

É ser referência; Ser exemplo; Ser espelho; Ser reflexo.

A princípio, não tinha interesse em me tornar professora, segui por um outro caminho em uma busca pela mudança de vida. Mudar a condição social através dos estudos é provavelmente a única saída, principalmente para aqueles cuja posição socioeconômica não favorece a formação acadêmica, independente da profissão que se escolha.

Optei em ir trabalhar na indústria, movida pela ideia de obter recursos financeiros e isso se concretizou. Mas essa atividade profissional também me permitiu perceber a professora que habitava em mim. É assim que o destino nos prega peças, e ele veio fulminante me mostrando o que é ser professora!

Estou na área de educação há 21 anos! Dentro da unidade escolar a cada dia descubro uma professora nova em mim: sou pró de música, dança, tecnologia! Muitas vezes Psicóloga, outras tantas, advogada! Mediadora de conflitos familiares, gestora. Mas, a que mais me identifico é ser aquela pessoa que aprende e se diverte com as crianças, sendo criança também.

Ser professora para mim é isso, sair para trabalhar e nem sentir o tempo passar. É se produzir como se fosse para uma festa, porque ir trabalhar para mim hoje é viver a vida, viver o momento, e a cada momento descobrir novas formas de demostrar para as pessoas que fazem parte do universo da educação: como é bom ser PROFESSORA!

Jaciara Nogueira dos Santos Araújo, professora da Rede Municipal de Ensino. Especialista em Gestão da Aprendizagem e Gestão de Pessoas.