Você sabe o que é Gestão Humanizada?

Por: Jaciara Nogueira dos santos Araújo

Entenda os pilares de uma boa gestão:

Você já se perguntou o conceito por trás daquilo que conhecemos como gestão humanizada? Se trata de agradecer e valorizar o crescimento profissional da sua equipe de forma a trazer bons resultados, além de construir uma boa relação com os colaboradores. A gestão humanizada é principalmente caracterizada por enxergar o liderado, o colaborador, não apenas através de suas habilidades e competências, como também pela sua saúde emocional e a forma como este se  relaciona em seu ambiente familiar e redes sociais.

Os cinco pilares da Gestão Humanizada

  1. Motivação

A motivação é essencial para se ter uma gestão humanizada, uma vez que, um colaborador engajado implica no comprometimento da execução de atividades e processos. Sendo assim, é necessário entender o perfil de cada colaborador e descobrir qual o seu principal motivador, de forma a evidenciar aquelas pessoas que são de fato comprometidas e determinadas em alcançar as metas estabelecidas.

2. Comunicação

A comunicação é um dos pilares mais importantes para gerir uma organização e para que  as atividades possam fluir. Dessa forma, ferramentas para comunicação interna podem e devem ser adotadas, pois, agilizam nas respostas e tomadas de decisão.  

3. Trabalho em equipe

A motivação e a comunicação vão impactar diretamente no trabalho em equipe, haja vista que a participação coletiva dos colaborados independe do modelo de negócios, ou seja, as pessoas sempre devem trabalhar em equipe seja setores, diretorias, grupos ou times.

4. Habilidades e competências

Atualmente, termos como Soft Skills (habilidades comportamentais) e Hard Skills (habilidades técnicas) têm sido utilizados por empresas multinacionais e requerem que os colaboradores tenham competências e habilidades específicas que agreguem no trabalho cotidiano. Diante disso, é importante que ao iniciar a contratação de pessoas e/ou a realização de processos seletivos, avalie os candidatos de forma rigorosa para contratar aqueles que mais se adequem ao cargo oferecido.  

5. Capacitação e crescimento

Promover aos colaboradores o crescimento pessoal e profissional é uma vantagem competitiva quando estamos lidando com o mercado em crescimento. Dessa forma, reserve um cash mensal para investir em treinamentos e cursos pois, de alguma forma, esse investimento trará retorno na eficiência e entregas do trabalho, uma vez que, os colaboradores precisam estar bem consigo mesmo para trabalhar.

Por fim, vale ressaltar que ter uma gestão eficiente impacta diretamente no rendimento e na produtividade dos colaboradores, no planejamento estratégico, na execução de metas estabelecidas e também na imagem externa que a empresa possui. Dessa forma, é importante lembrar que o papel da gestão humanizada é justamente o diferencial para que a equipe consiga prosseguir, principalmente se formos levar em consideração o cenário pandêmico atual, onde medo e a incerteza podem aparecer, deixando a saúde emocional abalada, afinal, são novas informações, protocolos e a sensação de que nada será como antes.

Jaciara Nogueira dos Santos Araújo