A Rede no 1° EDUCOM

Fala Comunidade,

Aos 22 de outubro de 2019, a Rede Anísio Teixeira/Instituto Anísio Teixeira participou do 1° EDUCOM. O encontro marcou o lançamento da Plataforma Educacional do Município de Lauro de Freitas,BA, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador. O evento trouxe discussões acerca da gestão da informação e do conhecimento nesta era de cibercultura e da educação 4.0. O bate-papo reuniu educadores, gestores, coordenadores pedagógicos, estudantes e comunicadores.

O Coordenador da Rede Anísio Teixeira/IAT, Harrison Araújo, foi convidado para apresentar a Plataforma Anísio Teixeira (PAT) a precursora dentre as Plataformas Educacionais Livres no Brasil e vencedora do prêmio ARede Educa, em 2016, um dos mais importantes prêmios educacionais livres da América Latina. A parceria entre a Rede Anísio e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Coordenação de Educomunicação, no nome da Professora Gabriela Santana, vem desde 2016, marcada por diversos encontros, de discussões acerca da cibercultura e de como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, podem qualificar os novos processos de ensino-aprendizagens no Estado da Bahia. Foram ainda promovidas pela Rede Anísio aos docentes e discentes de Lauro, formações em produção de mídias na educação e produções radiofônicas educacionais. Essa parceria gerou muito frutos e novos caminhos para pensarmos em uma escola mais ética, crítica, contextualizada, autônoma e colaborativa, uma escola conectada como a nova era da educação 4.0, unindo o desenvolvimento socioemocional, sustentabilidade e avanços tecnológicos.

Vamos conferir a matéria.

Peterson Azevedo

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia Estado da Bahia