Colaboração e aprendizagem

Durante as duas semanas inicias do mês de novembro, aconteceu, no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, um processo formativo muito interessante e seguramente de aprendizagens significativas para os envolvidos. Nesse sentido, no módulo Produção Audiovisual, que faz parte da formação em Produção de Mídias na Educação, da Rede Anísio Teixeira – IAT/SEC, foram trabalhados fundamentos básicos para produção de vídeos em uma perspectiva teórico-prática, de forma crítica, colaborativa e contextualizada junto aos militares.

Formação em Produção Audiovisual no Instituto Anísio Teixeira- Foto: Marcus Leone

Formação em Produção Audiovisual no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia- Foto: Marcus Leone

 

Nos dias de formação, em todos os momentos, o empenho, a disciplina, a criatividade e sensibilidade dos cursistas se colocaram constantemente em primeiro plano e tornaram o processo muito interessante, produtivo e prazeroso. Entre as etapas de concepção e produção audiovisual, discutiu-se desde a ideia, desenho pedagógico, argumento, roteiro, passando pelas etapas de produção/realização até chegar aos feitos de pós-produção e finalização.

Formação em Produção Audiovisual no Instituto Anísio Teixeira – Foto: Gabriel Luhan

Formação em Produção Audiovisual no no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia- Foto: Marcus Leone

 

Nesse tempo, em meio ao compartilhar de experiências e de muita escuta – perspectiva dialógica mesmo – ratificamos que, cada vez mais, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são utilizadas em diversas áreas profissionais objetivando, além do comunicar e do propagar de discursos eficientes, processos de letramentos múltiplos, aprimoramento do pensar e do ler criticamente, do planejar bem e, sobretudo, do estímulo à criatividade e sensibilidade.

Formação em Produção Audiovisual no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia- Foto: Marcus Leone

Formação em Produção Audiovisual no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia- Foto: Marcus Leone

 

Logo no início da formação, ainda na fase de concepção da ideia e desenvolvimento da mesma, os cursistas entenderam e evidenciaram a importância do trabalho coletivo e, sobretudo, colaborativo, para a boa realização das atividades, não só audiovisuais, mas de toda e qualquer produção que objetivem.

 

Analisando a canção “O Seu Olhar” de Arnaldo Antunes, o verso “O seu olhar melhora o meu” nos sugere, poeticamente, o poder e o ganho de um trabalho feito de forma organizada e responsável, a várias mãos. Na produção audiovisual é assim: em todas as etapas é fundamental ter a boa, honesta e eficiente cumplicidade coletiva, UBUNTU!  Sigamos em frente!

Formação em Produção Audiovisual no Instituto Anísio Teixeira- Foto: Marcus Leone

Formação em Produção Audiovisual no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia- Foto: Sargento Moreira

 

O mais importante de tudo foi que, nesse processo formativo, o aprendizado se fez em perspectiva mútua. A beleza, harmonia e comprometimento entre os interlocutores marcaram um momento ímpar de conhecimentos e afetos trocados. Neste contexto, o educar, para além dos objetivos específicos, também se deu para o sensível.

Formação em Produção Audiovisual no 3° Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia- Foto: militar do Corpo de Bombeiros

 

Por enquanto é isso, companheiros. Sigamos com força e sensibilidade sempre!

 

Até a próxima. Tchau!

Marcus Leone Oliveira Coelho, professor da Rede Pública Estadual de Ensino

 

 

 

 

 

 

Publicações relacionadas

Colaboração e aprendizagem

Nossos Colaboradores