Saúde mental e prevenção ao suicídio no Colégio Estadual Manoel Vitorino
O Rede em Movimento foi visitar o Colégio Estadual Manoel Vitorino, localizado no bairro de Brotas, com o objetivo de conhecer e apresentar o projeto de intervenção em saúde mental e prevenção ao suicídio que vem sendo desenvolvido pelas psicólogas Tatiana de Jesus Simões e Gilma de Oliveira Nunes.
Fomos recebidos pela articuladora de Educação em Tempo Integral, Patrícia de Jesus Lopes que nos falou a respeito da experiência de voluntariado realizada pelas psicólogas e os ganhos que esse projeto tem obtido em termos de melhoria nas aprendizagens.
Nesse visita produzimos um vídeo, no formato de uma roda de conversa, em que as três profissionais discutem o papel da família, da escola e dos professores no cuidado com a saúde mental e emocional dos jovens e a prevenção ao suicídio.
A presença das profissionais de psicologia no colégio Manoel Vitorino deu aos estudantes um espaço para que eles pudessem expressar e lidar com seus sofrimentos e angústias e, a partir daí, pudessem se dedicar ao que de fato lhes interessa: aprender.
Vamos à nossa roda de conversa:
Na segunda parte da entrevista, as psicólogas destacam que os pais e professores precisam desenvolver um olhar sensível e dedicado aos sintomas de sofrimento psíquico apresentado pelos jovens.
Valdineia Oliveira dos Santos, professora da Rede Pública Estadual de Ensino
Produção dos vídeos:
Valdineia Oliveira dos Santos – Texto e produção.
Marcus Leone Coelho – Direção e Fotografia
Thiago Vinícius – Áudio e Edição
De fato sempre temos que tomar bastante cuidado, pois as emoções humanas são frágeis e neste momento difícil toda atenção é redobrada e todo o apoio da família é bem vinda!