40 na sociedade 4.0

انتحار,

Zelfmoord,
αυτοκτονία,

suicide,

suicidio,

suicídio.

Não importa o idioma ou lugar do mundo! A mensagem é a mesma! Essa é a real intenção que propõe a campanha de prevenção ao suicídio, que ganha caráter expressivo em âmbito global, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que alerta o problema como caso de saúde pública.

40. Esse é o número que marca a sociedade 4.0 que se estrutura em pilares de transformações imensuráveis.  De acordo com os dados da OMS, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que significa dizer uma morte a cada 40 segundos.

Ao longo de toda a existência humana, a sociedade foi marcada por revoluções, reflexões, relações, invenções, conexões, disrupções, inovações, satisfações e insatisfações. Insatisfações! Talvez seja essa a palavra que defina a vida de um suicida. A grande insatisfação de viver, a falta de esperança, a dor emocional intensa, desejo de fuga, dentre outros fatores onde os problemas mentais afetam profundamente a percepção da realidade tendo o suicídio como a única saída.

O comportamento e verbalizações podem expressar intencionalidades suicidas! Como revela o cartaz:

 

 

Mas se essa é a sociedade de tantas ações, o que se tem feito para mitigar o problema? Para estudiosos e especialistas, a grande saída é falar sobre o suicídio. O Ministério da Saúde tem buscado ações para a prevenção: Portaria nº 1.876 e Manual de Prevenção do suicídio. No Brasil, a campanha nomeada “Setembro Amarelo” torna-se mais expressiva nesse mês, pois aponta a necessidade de falar sobre o suicídio o tempo todo.

 

 

Você pode encontrar apoio e ligar gratuitamente para :188.

Importe-se!Porte-se à pessoa e ofereça ajuda! Pode ser um parente, um amigo, um colega de trabalho, pois muitas são as razões que os levam decidir situações e escolhas nocivas.

Acesse os materiais disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira:

  

Fig.2Cartilha sobre Prevenção do Suicídio

 

Fig.3 Cartilha sobre Prevenção do Suicídio

 

 Falar sobre o suicídio pode salvar vidas! 

 Seja AMARELO o ano todo!

Referências:

https://www.who.int/mental_health/suicide-prevention/world_report_2014/en/

http://www.evidencias.com.br/noticias/dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio-relatorio-da-oms-aponta-que-a-cada-40-segundos-uma-pessoa-comete-suicidio/

Mônica de Oliveira Mota

Professora da Rede Pública do Estado da Bahia

Publicações relacionadas

40 na sociedade 4.0

Nossos Colaboradores