ENEM: do Analógico para o Digital

Fig. 1 Provas do ENEM

 

Se liga! Vem aí a prova do Enem direto no computador !

Em   2020, teremos mais novidades para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Será o início da transição do ENEM analógico para o Digital, que deve ser finalizada até o ano de 2026. Essa é a informação registrada no projeto piloto anunciado no dia três de julho do corrente ano, por Alexandre Lopes, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Nada muda para os inscritos no ENEM 2019. A mudança terá início a partir do próximo ano, quando a versão digital ocorrerá em fase piloto e será utilizado o mesmo banco de itens já existente. Serão aplicadas provas nos dois formatos: analógico (em papel) e o digital. Para este último, inicialmente, a participação será opcional, até o ano de 2025.

“De acordo com o MEC, em 2020, primeiro ano do teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país”. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

 A participação no Enem Digital   não poderá   ultrapassar   1% do total de candidatos inscritos até atingir ,gradualmente, o total de 100% previstos para o ano de 2026, quando a prova será totalmente feita no computador, colocando ponto final no modelo de Exame feito de papel em todo o país. O valor da taxa será o mesmo para qualquer modalidade. A execução do projeto piloto, no próximo ano, está orçada em $ 20 milhões de reais.

Conforme especialista, o ENEM digital é mais seguro, mas não está livre de fraudes. Para Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP: “existem questões de segurança que não dependem da mídia”, já que o Enem é um exame visado por quadrilhas que tentam fraudar vestibulares para carreiras disputadas. Mas quando você faz no papel, você tem que distribuir a prova, expõe muito mais o processo a ataques. ”

Fique atento! De acordo com o MEC, as datas previstas para o ENEM 2020 serão:  o formato digital, nos dias 11 e 18 de outubro. Já o ENEM em papel está agendado para os dias 1º e 8 de novembro. Outra novidade é a previsão de um terceiro momento para realização de provas, além dos dois acima citados, destinado aos candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura, o que denota um caráter bem inclusivo do Exame.

Espera-se que a versão digital possibilite a realização do exame, por agendamento, em diversas datas no transcorrer do ano. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub: “todo mundo vai fazer a prova pelo computador, e vai poder fazer isso em várias datas ao longo do ano”. Outro ponto, destacado pelo ministro, é o formato das questões. Segundo ele: “ a tela oferece novos formatos de questões que são impossíveis no papel”. Ele diz, que quando a transição estiver completa, “a imaginação é o limite”.

A grande questão sobre o ENEM Digital é: os alunos das escolas particulares terão vantagens sobre os alunos da rede pública de ensino, aumentando assim a desigualdade? Segundo Alavarse, tudo indica que sim. O especialista afirma que: “As escolas privadas que têm mais recursos, certamente, vão acelerar o processo, de adaptação as provas no computado, algumas já fazem no computador”, diz Alavarse. “Resta saber se as públicas terão capacidade de fazer o mesmo com seus alunos. Tudo indica que não.” Finaliza o especialista.

Vamos ficar atentos, o novo formato do exame é necessário, mas é preciso adequá-lo de forma democrática. Como trata-se de projeto-piloto está passivo de muitas mudanças ainda.

Saiba mais sobre o ENEM Digital, acesse: http://pat.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/10073

http://pat.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/10077

Até o próximo!

Ana Rita Esteves Medrado

Professora da Rede Pública do Estado da Bahia

REFERÊNCIAS :

https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/mec-anuncia-enem-digital-para-o-ano-que-vem/

https://www.nic.br/noticia/na-midia/enem-digital-e-melhor-que-enem-em-papel-veja-o-que-dizem-especialistas/ 

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/mec-anuncia-enem-digital-para-2020/345752.html

http://blogoosfero.cc/correiodobrasil/cdb/enem-tera-aplicacao-digital-em-fase-piloto-no-proximo-ano

https://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/11/28/enem-o-maior-vestibular-da-historia-do-brasil/

 

 

 

Publicações relacionadas

  • 25 de junho de 2018 às 08:00 É possível desassociar educação de tecnologia? (1)
    A Terceira Revolução Industrial teve início após a Segunda Guerra Mundial, em especial na década de 1970, em decorrência de muitas […]
  • A linguagem e suas funções2 de setembro de 2013 às 18:52 A linguagem e suas funções (11)
    Oi, galerinha! Tudo bem? O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando e, a partir de hoje, vocês vão receber dicas sobre […]
  • #Mulher, sujeito de direitos15 de março de 2018 às 12:21 #Mulher, sujeito de direitos (1)
        Olá! No intuito de fortalecer a marcha em prol da erradicação da violência contra às mulheres, este texto traz […]
  • Vai de Espanhol no Enem?24 de outubro de 2017 às 08:37 Vai de Espanhol no Enem? (0)
      A prova de língua estrangeira no Enem chega a causar alguma preocupação entre os estudantes, sobretudo por causa do tempo de […]
  • Português Nosso de Cada Dia23 de abril de 2018 às 14:10 Português Nosso de Cada Dia (0)
    Olá, turma! Vocês estão lembrados que foi em 22 de abril de 1500 que os primeiros portugueses chegaram às terras brasileiras? Pois é, […]
  • Cem anos de Relatividade Geral18 de dezembro de 2015 às 12:00 Cem anos de Relatividade Geral (0)
    Olá, galera do PW! Vocês já ouviram falar sobre a Teoria da Relatividade Geral? Pois bem, neste ano de 2015, ela completa 100 anos! […]
ENEM: do Analógico para o Digital

Nossos Colaboradores