Sociologia para o ENEM

Então, galera! Todos inscritos e motivados? Estão estudando muito para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM / 2019?! Não deixe para amanhã, o que você pode estudar hoje! Já estamos chegando quase na metade do ano, faltando menos de seis meses para as primeiras provas do Exame, fiquem atentos, não procrastinem!

Neste texto, vamos informar alguns dos temas de Sociologia recorrentes nas provas do ENEM. Quase sempre, os conteúdos de Sociologia e de Filosofia   são negligenciados pelos candidatos, por isso fiquem atentos!  Eles podem aparecer relacionados aos conteúdos de outras áreas do conhecimento, inclusive, na prova de  Redação!

De acordo com a Wikipédia, a “Sociologia é a área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, bem como, os fenômenos sociais”. Diante do exposto, o último tema da redação ENEM/2018 foi : “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”, que diz muito da Sociedade Contemporânea

Mantenham o foco nos estudos! Sejam otimistas. Agora o momento é de “entrar de cabeça” nos estudos! Logo, a  fórmula ENEM:

FOCO + OTIMISMO X ESTUDO = GRANDE POSSIBILIADE DE OBTER EXCELENTES RESULTADOS NAS PROVAS.

Sejam prudentes, organizem o ambiente de estudos, mantenham-se concentrados, leiam mais de uma fonte de informação, façam resumos, assim   o material estará  pronto para o momento das revisões que, geralmente, serão próximos à realização das provas.

Os conteúdos mais presentes na prova de Sociologia têm sido:

Direitos Humanos. Atenção! Esse conteúdo costuma “passear”, não apenas na prova de Sociologia, mas nas outras provas das disciplinas que compõem a área das Ciências Humanas. Leiam sobre o “Conceito de Cidadania”, esse é sempre requisitado, bem como, “Movimentos Sociais”: detenham-se no porquê da criação desses movimentos, pois eles resistem e persistem. Informem-se sobre os movimentos: Feminista, Agrário, LGBT ,  Ambientalista e Negro.

Cultura e suas ressignificações culturais (cultura popular, cultura erudita, cultura de massa). Diversidades culturais: cultura indígena, cultura africana e cultura europeia; patrimônio cultural que trata as manifestações populares, cultos e tradições de um país, região, localidade e comunidade.

Tenham um olhar especial para os autores: Darcy Ribeiro, Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freire no tocante à formação e identidade do povo brasileiro.

As temáticas abordadas na Sociedade Contemporânea vão desde   tecnologia, EAD, redes sociais e suas consequências são bem exploradas, presentes, inclusive na Redação ENEM/2018, como acima explicitado.

Alerte para a Sociedade Contemporânea: como é, quais as suas características. Abaixo nomes de teóricos que falam sobre esse tema:

-Zygmunt Balman: Modernidade Líquida

-Gilles Lipovetsky : Hiper Modernidade

Vejam também autores que defendem a existência da Pós – Modernidade e os que não acreditam em sua existência. Esse é um   dos conteúdos recorrentes no  ENEM.

 Vai a dica: os Clássicos da Sociologia precisam ser sempre revisitados! Eles são responsáveis pela fundamentação da Sociologia, pois são autores que abordam as diferentes formas  de compreender a Sociedade. Na maioria das vezes,  sempre surge uma questão sobre um desses três teóricos.

 São eles: 

  • Karl Marx: Conceito de Alienação; Conceito de Ideologia; Conceito de Materialismo Histórico ( aqui deve-se abrir espaço para o tema Trabalho. Atenção para os  modelos de produção e surgimento das classes sociais).
  • Max Weber: Relação do Capitalismo com o Protestantismo.
  • Émile Durkheim: Fato Social. Outro ponto importante é a sua obra intitulada “O Suicídio”.

Cabe , também, estar atentos aos temas em destaques nas mídias. Eles podem  aparecer nas questões da prova, como também, na Redação. Seguem alguns deles:

-Privacidade na internet e uso de dados de usuários

-Estatuto do desarmamento

-Escola sem partido

-Racismo

-Retrocesso em direitos coletivos

-Onda conservadora no Brasil e no mundo

-Aborto

Enfim, esses são alguns dos conteúdos que poderão ser explorados na prova de Sociologia   ENEM/2019, bem como, algumas sugestões de estudos. Breve, falaremos em outros.

Existem vários objetos educacionais que contemplam os conteúdos acima mencionados na Plataforma Anísio Teixeira para essa e para as demais disciplinas.

Até o próximo!

Ana Rita Esteves Medrado

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia

https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/7-dicas-para-estudar-materias-de-humanas/

https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/7-assuntos-de-atualidades-para-ficar-ligado-em-2019/

 

 

 

 

 

 

 

Publicações relacionadas

  • Quais conteúdos de Língua Portuguesa são mais recorrentes na prova do ENEM?21 de setembro de 2017 às 09:00 Quais conteúdos de Língua Portuguesa são mais recorrentes na prova do ENEM? (1)
    Oi! Tudo bem com você? Vamos dar continuidade ao nosso Mutirão para o ENEM aqui no Blog da Rede. Hoje, é dia de compartilhar alguns […]
  • Enem, que História é essa?17 de outubro de 2017 às 18:04 Enem, que História é essa? (1)
    Oi pessoal! Os leitores do Blog da Rede, que em sua maioria pertencem à Comunidade Escolar, já perceberam que a data da prova do Enem […]
  • #Melhore!19 de outubro de 2017 às 17:21 #Melhore! (3)
    Que as redes sociais digitais são um reflexo da convivência com as pessoas do nosso cotidiano, todo mundo sabe. Então, tudo que existe sem […]
  • Redação no ENEM 2017: cartilha do participante já está disponível18 de outubro de 2017 às 18:04 Redação no ENEM 2017: cartilha do participante já está disponível (0)
    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou, na segunda-feira, 16 de outubro, a Cartilha do […]
  • A linguagem e suas funções2 de setembro de 2013 às 18:52 A linguagem e suas funções (11)
    Oi, galerinha! Tudo bem? O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando e, a partir de hoje, vocês vão receber dicas sobre […]
  • #Mulher, sujeito de direitos15 de março de 2018 às 12:21 #Mulher, sujeito de direitos (1)
        Olá! No intuito de fortalecer a marcha em prol da erradicação da violência contra às mulheres, este texto traz […]
Sociologia para o ENEM

Nossos Colaboradores