Ziziphus – Creme dental à base de Juazeiro
As estudantes do 2º ano do ensino médio, Amanda de Jesus Sobrinho e Maria Eduarda Cardoso de Oliveira, do Colégio Estadual Luís Cabral, do município de Canudos – Bahia, desenvolveram um creme dental à base de folhas ou casca da árvore juazeiro, também conhecido como juá. O experimento foi proposto como uma alternativa de higiene bucal a ser implementada na educação infantil daquele município.
O projeto de pesquisa bibliográfica, orientado pela Professora de Química Tatiane Aquino, teve como metodologia um levantamento das propriedades químicas do juazeiro onde observou-se, em função de seus principais componentes químicos (onde se destacam os fenóis, taninos, alcalóides, triterpenos, ácido betulínico, dentre outros), a presença de propriedades analgésicas, anti-inflamatória, antibacteriana, febrífuga e cicatrizante.
O trabalho foi premiado na III Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco – Micsesf em 2018.
Assista ao Rede em Movimento dessa semana com a Professora Tatiane e as estudantes Amanda de Jesus Sobrinho e Maria Eduarda Cardoso de Oliveira, desenvolvedoras do projeto. Confira!
Um forte abraço e até a próxima.
Samuel Oliveira de Jesus, professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia.