E gosto se discute?

Desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, a arte é o meio pelo qual o homem se manifesta e se expressa. Das pinturas rupestres, passando pela arte clássica, arte moderna e contemporânea, o homem vem divulgando suas opiniões e ideias. E estas ideias incidem na emoção do outro de formas completamente distinta. Caímos então na questão do gosto de cada um.

Mas espere ai! E gosto se discute?

É comum a noção de que o gosto é pessoal e que, assim como política, religião e futebol, é um assunto que não deve ser trazido à tona para não acender discussões improdutivas. Manifestar o gosto por algo, seja um prato, uma bebida, uma obra de arte, ou qualquer outro objeto, é porque esse objeto nos agrada, nos dá prazer de algum modo. Assim, as discussões a respeito do gosto estão focadas no estado de espírito de cada um e não nas qualidades do peça de arte, do time de futebol ou do sabor de um prato.

Gosto se discute, a partir do momento em que refletimos sobre o que é ter bom gosto ou mau gosto. Afinal o que é o gosto?

Para conversamos sobre o gosto é necessário entrarmos no campo da filosofia, mais precisamente num estudo sobre a Estética ou filosofia da arte. Agora, não vamos pensar no termo estética como algo que se refere puramente à beleza corporal e à forma. A estética esta em nosso dia a dia, não só na roupa que escolhemos para o trabalho, ou a decoração do ambiente onde dormimos, é também ligada subjetivamente à realização das atividades diárias. Estética é o campo da filosófica que estuda, racionalmente, o belo e o sentimento que ele provoca nos seres humanos. Vamos entender o belo aqui, como aquilo que desperta a emoção estética por meio da apreciação. Já que a estética investiga a essência da beleza compreendendo as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar o objeto. Não esquecendo que a Estética também conversa sobre o feio, a ausência do ‘belo’.

Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour

Bom, então a estética nos faz dialogar, sem discutir, sobre o que gostamos e como apurarmos nossos gostos e aquilo que nos dá prazeres. Debatendo acerca de uma das forma especificas de conhecimento humano: a Arte. Que leva em consideração muito mais que a razão, ela não só consiste em uma interpretação que o artista faz do mundo, mas também a memória e os sentimentos. A arte não precisa ser verdadeira ou falsa, vem mais das formas de interpretá-la. E nosso mundo é um lugar repleto de interpretações. Nesse sentido, A estética e arte são campos de grande importância para nossas vidas, pois estão presentes em nossos julgamentos. E como o gosto se constitui da experiência estética,  a Arte e a Estética são áreas do conhecimento de grande importância para nossas vidas.

Pois então gosto se discute no âmbito da educação e valorização da arte.

Estética: “O estudo dos sentimentos, conceitos e juízos resultantes da nossa apreciação das artes, ou da classe mais geral de objetos considerados tocantes, belos ou sublimes.”

 

Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

http://www.consciencia.net/filosofia/estetica.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rupestre

http://www.hrenatoh.net/curso/artetec/estetica.html

Publicações relacionadas

E gosto se discute?

Nossos Colaboradores