Tem cheiro de água no ar, se ligue nessa ideia!

Você sabia que existem rios acima de nossas cabeças? Isso mesmo, são chamados de rios voadores. O termo Rios Voadores foi criado pelo Prof. José Morengo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Mas, o que são rios voadores? Como se formam? Qual o impacto da existência desses rios para as pessoas e os ecossistemas? Eles podem influenciar a formação de chuvas? Esse fenômeno consiste na formação de cursos de águas na atmosfera cuja massas de ar invisíveis se deslocam. Uma vez formados – a partir da evaporação das águas do oceano atlântico – se movimentam pela ação dos ventos até a Amazônia e, em seguida, se espalham para o sul do país.

Parte dessa água na atmosfera amazônica cai em forma de chuva e alimenta os rios da própria Bacia do Amazonas e os solos da Floresta Amazônica. A outra parte viaja pelo país por meio das correntes de ar carregadas de umidade em direção ao sul e centro-oeste. Esse deslocamento impede que o centro-oeste se transforme em deserto onde está o exclusivo Bioma Brasileiro, o Pantanal Matogrossense. Tais correntes de ar, nas devidas condições meteorológicas, viajam na forma de frente fria vinda do Sul e se transformam em chuva no território nacional.

Fig. 1: Rios Voadores

O desmatamento da floresta impacta, diretamente, nessa dinâmica de distribuição da água na atmosfera, na quantidade dos recursos hídricos que evaporam, na constituição dos rios voadores e, consequentemente, nos níveis pluviométricos que caem nos solos e nos rios. Sendo assim, existe uma relação direta entre reflorestamento, rios voadores, ciclo das águas, desertificação e secas.

Por esta razão, não faz muito tempo que ocorreu uma seca no sistema da Cantareira que abastece várias cidades de São Paulo, o estado mais populoso do país, fazendo com que o abastecimento de água para uso doméstico e industrial ficasse comprometido e em estado de alerta por meses. Então, fica evidente a necessidade de equilíbrio entre os fenômenos citados para a manutenção da biodiversidade na floresta e nas atividades humanas dos grandes centros urbanos mesmo que estejam a quilômetros de distância da floresta.

Com relação à Bahia, o estado sofreu a pior seca de toda sua história das últimas décadas. E pensando em tudo  isso, as Escolas da Bahia estão cuidando das águas, por meio das diversas etapas da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Em meio à crise ambiental que o mundo vivencia, é de suma importância reforçar a ideia de que é a ÁGUA É UM BEM COMUM. Assim, neste dia  22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA, gostaríamos de conhecer um pouco das atividades que serão desenvolvidas na sua escola em alusão ao referido dia.

Neste contexto,  a Coordenação de Educação Ambiental e Saúde – CEAS elaborou um instrumento – disponível no link https://goo.gl/forms/Ddnl1cwwoUtzoxdz2  – onde deverão estar descritas as atividades desenvolvidas na Unidade Escolar, tais como: Palestra, Seminário, “Workshop”, Dramatização (Peça) e/ou atividades que promoverão uma discussão sobre este tema visando a socialização das atividades programadas.

Fica mais uma vez o convite – AS ESCOLAS DA BAHIA CUIDANDO DAS ÁGUAS!


Saiba mais em:

E-book do livro “Floresta em risco – as mudanças climáticas destruirão a Floresta Amazônica?” está disponível no site do programa AmazonFACE http://www.inpa.gov.br/amazonface. Obra de divulgação científica é destinada ao grande público

Animações Didáticas e Vídeos:

 

http://riosvoadores.com.br/galerias/videos/

http://riosvoadores.com.br/educacional/animacoes-didaticas/

 

Ana Cristina Mateus
Professora de Biologia da Rede Pública Estadual de Ensino

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