Tambores Baianos no Antigo Teatro Romano

Festival SAmbAniÕ no Théâtre Antique de Fourvière, Lyon. Foto: Reinaldo Filho

 

No ensolarado sábado, 13 de outubro de 2018, aconteceu na cidade de Lyon, na França, a segunda edição do Festival SAmbAniÔ. O evento, no Théâtre Antique de Fourvière, reuniu 14 bandas de tambores brasileiros que, por aqui, são chamadas de batucadas.

A iniciativa foi da TAmbAS, associação do Instituto Médico Éducatif Le Grappillon, em Sainte Foy-Lès-Lyon, que reúne jovens portadores de deficiência intelectual, entre 12 e 20 anos, numa batucada. A primeira edição do SAmbAniÕ aconteceu em 2016.

 

Apresentações nas ruínas do Odéon. Foto: Reinaldo Filho

 

Objetivo desse festival, segundo seus organizadores, “é promover a inclusão de músicos com deficiência nas orquestras de percussão de Lyon” (Site da Cidade de Lyon).

Além dos tambores brasileiros, a Bahia também se fez presente, no belíssimo e antigo teatro romano, localizado na colina de Fourvière. O grupo Timbahia, regido pelo mestre de capoeira e percussionista baiano, Luciano Sousa, mostrou ao público o autêntico toque dos tambores e timbaus da nossa terrinha.

 

Grupo Timbahia no SAmbAniÕ. Foto: Reinaldo Filho.

 

Preocupado com a inclusão, o festival da solidariedade SAmbAniÕ foi uma mistura de culturas, ritmos, cores, sons e história. Uma festa bonita de se ver e de se ouvir.

Gostaram? Que tal pesquisar mais sobre esse local histórico? O Théâtre Antique de Fourvière é formado pelas ruínas do teatro, do Odéon e do templo da deusa Cybèle. Muita história para aprender e contar. Até a próxima!

 

Confira o vídeo com a apresentação do Grupo Timbahia, no Festival SAmbAniÕ 2018:

 

 

 

Referências:

https://janelasabertas.com/2012/11/10/lyon-colina-de-fourviere-e-vieux-lyon/

https://www.lyon.fr/evenement/festival/sambanio

 

 

Joalva Moraes é professora da Rede Pública de Ensino da Bahia.