Tambores Baianos no Antigo Teatro Romano

Festival SAmbAniÕ no Théâtre Antique de Fourvière, Lyon. Foto: Reinaldo Filho

 

No ensolarado sábado, 13 de outubro de 2018, aconteceu na cidade de Lyon, na França, a segunda edição do Festival SAmbAniÔ. O evento, no Théâtre Antique de Fourvière, reuniu 14 bandas de tambores brasileiros que, por aqui, são chamadas de batucadas.

A iniciativa foi da TAmbAS, associação do Instituto Médico Éducatif Le Grappillon, em Sainte Foy-Lès-Lyon, que reúne jovens portadores de deficiência intelectual, entre 12 e 20 anos, numa batucada. A primeira edição do SAmbAniÕ aconteceu em 2016.

 

Apresentações nas ruínas do Odéon. Foto: Reinaldo Filho

 

Objetivo desse festival, segundo seus organizadores, “é promover a inclusão de músicos com deficiência nas orquestras de percussão de Lyon” (Site da Cidade de Lyon).

Além dos tambores brasileiros, a Bahia também se fez presente, no belíssimo e antigo teatro romano, localizado na colina de Fourvière. O grupo Timbahia, regido pelo mestre de capoeira e percussionista baiano, Luciano Sousa, mostrou ao público o autêntico toque dos tambores e timbaus da nossa terrinha.

 

Grupo Timbahia no SAmbAniÕ. Foto: Reinaldo Filho.

 

Preocupado com a inclusão, o festival da solidariedade SAmbAniÕ foi uma mistura de culturas, ritmos, cores, sons e história. Uma festa bonita de se ver e de se ouvir.

Gostaram? Que tal pesquisar mais sobre esse local histórico? O Théâtre Antique de Fourvière é formado pelas ruínas do teatro, do Odéon e do templo da deusa Cybèle. Muita história para aprender e contar. Até a próxima!

 

Confira o vídeo com a apresentação do Grupo Timbahia, no Festival SAmbAniÕ 2018:

 

 

 

Referências:

https://janelasabertas.com/2012/11/10/lyon-colina-de-fourviere-e-vieux-lyon/

https://www.lyon.fr/evenement/festival/sambanio

 

 

Joalva Moraes é professora da Rede Pública de Ensino da Bahia.

 

Publicações relacionadas

  • Yes,in Bahia!22 de fevereiro de 2017 às 10:23 Yes,in Bahia! (2)
    Let's play, sing and dance, folks! Disco, Rap, Country, Rock, Pop Rock, Hip hop, Axé Music... Axé Music? Oh, yes! Carnival is coming! What […]
  • Percussão com Sotaque Francês16 de março de 2018 às 08:00 Percussão com Sotaque Francês (2)
      Olá, pessoal! Vocês conhecem o termo interculturalidade? Pois é! A interculturalidade ocorre quando duas ou mais […]
  • Baianidades e educação no 17º Simpósio Internacional Processos Civilizadores30 de outubro de 2018 às 09:27 Baianidades e educação no 17º Simpósio Internacional Processos Civilizadores (0)
    Norbert Elias foi um sociólogo e filósofo alemão, que viveu entre os anos de 1897 e 1990. De família judaica, foi perseguido pelo regime […]
  • 29 de dezembro de 2016 às 09:30 O Poder da Mídia, Ontem e Hoje! (2)
    Estamos na era das mensagens instantâneas, com piadas e charges facilmente identificáveis como fictícias, mas com muitas outras mensagens […]
  • 27 de agosto de 2018 às 15:09 Mangá na Educação, uma experiência multimodal estudantil (0)
    Olá pessoal! Tudo bem? Vocês já ouviram falar na FEBRACE ? E em Mangás? Pois é: a matéria da Rede em Movimento de hoje vai, através […]
  • Que lei é essa?17 de maio de 2018 às 15:17 Que lei é essa? (2)
    130 anos depois da assinatura da Lei Áurea, como estamos de inclusão, reparação e representatividade?
Tambores Baianos no Antigo Teatro Romano

Nossos Colaboradores