A importância da motivação para o sucesso do estudante !

O século XXI é marcado como a Sociedade da Informação e Comunicação pela grande popularização  das  tecnologias digitais ubíquas e difusas como a Internet. Tal cenário altera, incomensuravelmente, a forma de buscar e produzir o conhecimento, atraindo o estudante que reconhece a Internet como ferramenta potencialmente válida para a comunicação mundial e inestimável fonte de conhecimentos e múltiplas   formas   de conteúdos midiáticos que ela pode oferecer.

Diante dessa realidade, a escola, enquanto espaço multicultural, se insere nesse contexto e é convidada a fomentar diálogos entre os sujeitos que nela transitam e que compreendem a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no processo de ensinar e aprender. Vale ressaltar que as inovações advindas das TIC alteram a forma de ver, rever, fazer e refazer os processos didáticos rompendo com a lógica de não mais conceber o padrão tradicionalmente assumido por algumas escolas que mantêm estudante sem incentivo e sem motivação, tornando o processo enfadonho e desestimulante para os chamados “nativos digitais”, termo cunha- do por Marc Prensky (2001) ao notar  as mudanças significativas não percebidas em gerações anteriores ante a gigantesca difusão das mídias digitais.

Fig. 1 – Apropriações Tecnológicas para o Ensino e Aprendizagem – ATEB

Neste sentido, a Escola Estadual Barros Barreto – CEBB, de Ensino Médio, localizada no bairro de Paripe – Subúrbio Ferroviário de Salvador, vem trabalhando há algum tempo, em prol da “motivação”, por entender o importante papel que ela exerce  no contexto escolar e, como pode agir beneficiando a inclusão e a permanência de seus discentes, buscando potencializar, de forma diferenciada, mas não alienada, pois reconhece a importância da utilização das TIC no processo de ensinar e aprender para essa nova geração que habita o espaço escolar.

Reconhecendo que a “falta de motivação é um dos principais problemas presentes no nível de ensino médio” (Abramovay & Castro, 2003;Machado,2005) e agindo de forma mais humanizada, o CEBB oferece atividades extracurriculares, através de oficinas do Projeto Arte Educação que fortalecem a construção do autoconhecimento como também ampliam e fomentam a socialização entre os estudantes, buscando  brotar a “motivação”, favorecendo o “saber ser e o saber fazer”, propiciando o interesse de estar na escola, fortalecendo a interação professor/aluno; objetivando formar um melhor cidadão para a sociedade e possibilitando, possivelmente, a diminuição da taxa de exclusão escolar registrada no Ensino Médio.

Através do Projeto Arte Educação, implantado e coordenado pelo Prof.º Ruy César Kzure, também gestor do CEBB, são oferecidas as oficinas gratuitas para estudantes, professores e a comunidade escolar :

OFICINA DE BASQUETE

  •  Heribaldo

Dias – segunda-feira / terça-feira

Horário – 19h às 20h.

OFICINA AULA DE ALEMÃO

  • Wesley

Dias – terça-feira / quinta-feira

Horário – 17h40 às 18h40

OFICINA DE RPG

  •  Antônio

Dias – quarta-feira / sexta-feira

Horário – 17h40 às 18h40

OFICINA DE CAPOEIRA

  •  Mestre Atabaque

Dias – terça-feira / quinta-feira

Horário – 19h às 20h

OFICINA DE KARATÊ

  •  Ruy Kzure

Dias – de segunda à sexta-feira

Horário – 17h40 às 18h40

 

Fica a dica: a motivação pode ocorrer, também, através de incentivos advindos de reconhecimentos externos oriundos de atividades extracurriculares. Estudante motivado , é estudante bem sucedido, é cidadão de sucesso !

Ana Rita Medrado

Prof.ª da Rede Estadual de Ensino

REFERÊNCIAS

-Abramovay, M., & Castro, M.G. (2003). Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília; MEC

Machado, N.M. L (2005). A escola ideal: como os adolescentes percebem e idealizam o meio escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Campinas.

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/2017/motivacao-e-participacao/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio.shtml

https://www.educabras.com/blog/o-desinteresse-dos-alunos-no-brasil/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o

http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v30n2/12.pdf

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio.shtml

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/2017/motivacao-e-participacao/

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21253-pnad-continua-2017-numero-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham-ou-se-qualificam-cresce-5-9-em-um-ano

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/2017/motivacao-e-participacao/

14 Comentários

  • O Projeto Arte e Educação, por meio do esporte, é importantíssimo para a vida dos jovens da Comunidade de Paripe! Os professores incentivam muito a prática esportiva (para a questão da saúde física e mental) e o estudo, principalmente professor Rui que sempre me incentivou e me deu forças para realizar meu sonho que era entrar na Faculdade de Medicina. Consegui!

    Resposta
  • Sou ex aluno do CEBB, sempre fui bem recebido e acolhido pelo diretor Ruy César, mas que um gestor, de fato um incentivador. Os projetos e oficinas são de suma importância para a nossa comunidade, há muitos jovens e adolescentes com o tempo ocioso e nesses projetos podem se encontrar, se reinventar e até mesmo voltar a sonhar! Parabéns”

    Resposta
  • O CEBB pra mim e ums Dos melhores Colégio do Subúrbio com uma equipe totalmente diferenciada , quando fui aluno contribuir participando e presidindo ok Grêmio estudantil que se chamava o nome de uma diretora que marcou também com sua passagem como gestora Ednalva Lúcia anunciação ,por sua atuação bem sucedida fizemos essa homenagem e damos o nome do Grêmio , Hoje na Gestão de Ruy que foi meu professor e meu mestre o CEBB ,vem se desenvolvendo e formando cidadãos que e a principal finalidade de um Colégio por isso parabéns a todos envolvidos a toda equipe de professores que faz esse trabalho com excelência

    Resposta
  • Um excelente tema de artigo e de grande importância visto o grande número de evasão escolar principalmente no ensino médio em contra partida temos profissionais bem qualificado que exerce um bom trabalho e um papel tão importante pra sociedade eu tenho a oportunidade de participar desse projeto e é admirável a dedicação de cada um para um educar melhor

    Resposta
  • Ana Rita, parabéns pela matéria!
    Diante de todo quadro social em que estamos inseridos, percebemos que uma escola vocacionada a trabalhar com projetos faz a diferença, por estimular a criatividade dos educandos e proporcionar um ambiente harmonioso entre os corpos docente e discente.

    Resposta
  • São atitudes deste tipo ,que acreditamos em mudança nos nosso jovem, pq a criminalidade na comunidades fazendo estes segundo papel infelismente.

    Resposta
    • Maravilha de reportagem! Parabéns a todos que estão envolvidos nesses projetos sócias no Colégio barros Barreto.É projetos assim que incentiva e estimula nossos adolecentes acrescer.

      Resposta
  • Que reportagem maravilhosa! Parabéns a toda esse equipe que incentiva e estimula o esporte e a arte no Colégio Barros Barreto.É acreditando e apoiado nossos adolecentes é que vemos resultado.Podemos sempre fazer a diferença

    Resposta
  • Parabenizo pela sensibildade jornalística em mostrar nesta matéria que existe soluções palpáveis para nossa sociedade. O trabalho desenvolvido pelo Coordenador e Gestor Rui César nos mostra solução e que um pouco de boa vontade faz toda a diferença.
    Tive a oportunidade de conhecer este projeto que está completamente ano 18 anos e então sua maioridade e quero deixar registrado aqui minha admiração pelo trabalho árduo de equipe e de grande respeito ao próximo, executado pelo Sensei Rui César. Ossss!

    Resposta
  • Trabalho no CEBB e sei do esforço do Professor Rui junto com sua equipe para fazer o diferencial do nosso Colegio. Obrigada a todos que direta ou indiretamente trabalham para que o Barros Barreto seja realmente uma escola diferente e com muitos atrativos para esses jovens de hoje.

    Resposta
  • Parabéns Ana Rita pela matéria. O CEBB esta com um trabalho de excelência, parabéns Professor Rui Cézar Kzuri pelo lindo projeto o CEBB uns dos melhores Colégio do subúrbio sou ex aluna e tive a honra de ter sido sua aluna um Professor e Gestor muito dedicado parabéns ao professor Rui e a todos que contribuí pra esse lindo trabalho acontecer.

    Resposta
  • Parabéns à toda equipe de trabalho do Colégio Estadual Barros Barreto e ao Professor Rui César. Que mesmo diante das adversidades e da realidade social em que vivemos, não poupa esforços para promover a melhor qualidade possível de ensino com propostas e projetos baseados na expectativa do estudante da nossa comunidade buscando o melhor para a sua formação.

    Resposta
  • Projeto impactante para os jovens de Paripe. Professor Rui César um grande agregador de pessoas, incentivador para estudos, esportes, através desse projeto ajuda a formação de cidadãos.
    Sempre preocupado com a comunidade. Parabéns a todos da equipe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *