A importância da motivação para o sucesso do estudante !

O século XXI é marcado como a Sociedade da Informação e Comunicação pela grande popularização  das  tecnologias digitais ubíquas e difusas como a Internet. Tal cenário altera, incomensuravelmente, a forma de buscar e produzir o conhecimento, atraindo o estudante que reconhece a Internet como ferramenta potencialmente válida para a comunicação mundial e inestimável fonte de conhecimentos e múltiplas   formas   de conteúdos midiáticos que ela pode oferecer.

Diante dessa realidade, a escola, enquanto espaço multicultural, se insere nesse contexto e é convidada a fomentar diálogos entre os sujeitos que nela transitam e que compreendem a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no processo de ensinar e aprender. Vale ressaltar que as inovações advindas das TIC alteram a forma de ver, rever, fazer e refazer os processos didáticos rompendo com a lógica de não mais conceber o padrão tradicionalmente assumido por algumas escolas que mantêm estudante sem incentivo e sem motivação, tornando o processo enfadonho e desestimulante para os chamados “nativos digitais”, termo cunha- do por Marc Prensky (2001) ao notar  as mudanças significativas não percebidas em gerações anteriores ante a gigantesca difusão das mídias digitais.

Fig. 1 – Apropriações Tecnológicas para o Ensino e Aprendizagem – ATEB

Neste sentido, a Escola Estadual Barros Barreto – CEBB, de Ensino Médio, localizada no bairro de Paripe – Subúrbio Ferroviário de Salvador, vem trabalhando há algum tempo, em prol da “motivação”, por entender o importante papel que ela exerce  no contexto escolar e, como pode agir beneficiando a inclusão e a permanência de seus discentes, buscando potencializar, de forma diferenciada, mas não alienada, pois reconhece a importância da utilização das TIC no processo de ensinar e aprender para essa nova geração que habita o espaço escolar.

Reconhecendo que a “falta de motivação é um dos principais problemas presentes no nível de ensino médio” (Abramovay & Castro, 2003;Machado,2005) e agindo de forma mais humanizada, o CEBB oferece atividades extracurriculares, através de oficinas do Projeto Arte Educação que fortalecem a construção do autoconhecimento como também ampliam e fomentam a socialização entre os estudantes, buscando  brotar a “motivação”, favorecendo o “saber ser e o saber fazer”, propiciando o interesse de estar na escola, fortalecendo a interação professor/aluno; objetivando formar um melhor cidadão para a sociedade e possibilitando, possivelmente, a diminuição da taxa de exclusão escolar registrada no Ensino Médio.

Através do Projeto Arte Educação, implantado e coordenado pelo Prof.º Ruy César Kzure, também gestor do CEBB, são oferecidas as oficinas gratuitas para estudantes, professores e a comunidade escolar :

OFICINA DE BASQUETE

  •  Heribaldo

Dias – segunda-feira / terça-feira

Horário – 19h às 20h.

OFICINA AULA DE ALEMÃO

  • Wesley

Dias – terça-feira / quinta-feira

Horário – 17h40 às 18h40

OFICINA DE RPG

  •  Antônio

Dias – quarta-feira / sexta-feira

Horário – 17h40 às 18h40

OFICINA DE CAPOEIRA

  •  Mestre Atabaque

Dias – terça-feira / quinta-feira

Horário – 19h às 20h

OFICINA DE KARATÊ

  •  Ruy Kzure

Dias – de segunda à sexta-feira

Horário – 17h40 às 18h40

 

Fica a dica: a motivação pode ocorrer, também, através de incentivos advindos de reconhecimentos externos oriundos de atividades extracurriculares. Estudante motivado , é estudante bem sucedido, é cidadão de sucesso !

Ana Rita Medrado

Prof.ª da Rede Estadual de Ensino

REFERÊNCIAS

-Abramovay, M., & Castro, M.G. (2003). Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília; MEC

Machado, N.M. L (2005). A escola ideal: como os adolescentes percebem e idealizam o meio escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Campinas.

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/2017/motivacao-e-participacao/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio.shtml

https://www.educabras.com/blog/o-desinteresse-dos-alunos-no-brasil/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o

http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v30n2/12.pdf

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio.shtml

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/2017/motivacao-e-participacao/

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21253-pnad-continua-2017-numero-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham-ou-se-qualificam-cresce-5-9-em-um-ano

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/2017/motivacao-e-participacao/

Publicações relacionadas

A importância da motivação para o sucesso do estudante !

Nossos Colaboradores