Curso de Apropriações Tecnológicas na Educação Básica – ATEB

Caros leitores,

Hoje iremos falar de uma importante ação que contribuiu para a educação baiana,  realizada no Instituto Anísio Teixeira. Trata-se do curso de Apropriações Tecnológicas na Educação Básica – ATEB, que teve início no dia 30 de agosto deste ano. O propósito do curso é contribuir para a melhoria da educação básica por meio do estímulo às apropriações tecnológicas críticas, lúdicas, contextualizadas e colaborativas nos processos de ensino e aprendizagem que se desenvolvem nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

O curso é dividido em quatro módulos. Eles abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC e Tecnologias Digitais em Rede – TDR com foco nas Tecnologias Educacionais, Mídias Livres e introdução aos processos de produção, compartilhamento, decupagem e edição de mídias educacionais.

No primeiro módulo, com a participação das mediadoras, professora  Ana Rita Medrado e professora Mônica Mota, integrantes da Rede Estadual de Educação da Bahia, foi abordada a construção colaborativa de conhecimentos, de forma ética, crítica, contextualizada, incentivando assim, a autoria, a produção e o compartilhamento de conteúdos nas instituições de ensino da Rede Pública Estadual, por meio das ferramentas e das linguagens digitais.

Em uma sociedade da informação e comunicação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações úteis. A escola deve oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral. Então, no que diz respeito à escola, o que significa servir de bússola? “Nesse sentido o espaço escolar deve objetivar e promover, sobretudo, uma orientação crítica, para as crianças e os demais jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer.” (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000).

Novos padrões educacionais começam a surgir direcionados para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, buscando com que os alunos possam, fundamentalmente, compreender e refletir sobre a realidade, agindo e participando no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro. Dessa forma, vale muito a pena estar conectado com essa nova realidade.

Visite nossa Plataforma (link) para conhecer mais sobre o assunto e navegar em um mundo digital e cheio de conhecimento.

Um forte abraço

Prof. Luciano Albuquerque

Publicações relacionadas

Curso de Apropriações Tecnológicas na Educação Básica – ATEB

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: