Que símbolo é esse?

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Recycling_symbol.svg

Olá pessoal, tudo bem?

A figura triangular acima, é o símbolo universal da reciclagem, também conhecido como símbolo da coleta seletiva. Ela é de domínio público, ou seja, não possui direitos exclusivos de propriedade, podendo ser modificado e utilizado livremente.

A figura foi desenvolvida por Gary Anderson, em 1970 aplicando uma ideia matemática e outras inspirações. Segundo o site eCicle, A ideia básica envolvendo três setas planas em preto e branco que se curvam e recuam entre si resgata a figura topológica da fita de Möbius; e traz a ideia de infinito, um conceito muito próximo da ideia de reciclagem, que é o significado do símbolo.

Tudo que é reciclável, aparentemente se divide em quatro grupos: Papel, Plástico, Metal e Vidro.

A fim de facilitar a identificação do produto e sua reciclagem, em 1988 a American Society of the Plastics Industry (SPI), desenvolveu um código numeral de identificação genérico, que é utilizado para indicar o tipo de material predominante usado na fabricação do produto ou embalagem. Essa numeração vai de 1 a 140. No caso dos plásticos, o número de identificação vai de 1 a 7.

De acordo com a numeração, os recipiente e produtos plásticos foram produzidos com as matérias-primas e têm as características seguintes:

1 = PET: Polietileno Tereftalato. Pode ser reaproveitado (reutilizado). Geralmente aparece em garrafas para uso alimentício (refrigerante, água, etc.) e hospitalar, entre outros.

2 = PEAD: Polietileno de Alta Densidade. Pode ser reutilizado e é melhor que qualquer outro. Geralmente aparece em tubos de distribuição de água e esgoto, bacias, bandejas, banheiras infantis, brinquedos, potes para armazenar alimentos, jarros de água, assentos sanitários, tampas de garrafa, caixas engradados, caixa d’água e frascos de embalagens diversas, tais como de produtos de limpeza e óleos automotivos, entre outros.

3 = PVC: Policloreto de Vinila. Não deve ser reaproveitado, uma vez que contêm um material tóxico, denominado DEHA. Geralmente encontrado em tubos para encanamento de água e esgoto, garrafas de sabão e óleo, cabos e fios antigos, brinquedos, dentre outros.

4 = PEBD: Polietileno de Baixa Densidade. É um plástico seguro, não quebra, e pode ser reutilizado várias vezes para o mesmo fim, sem prejudicar o meio ambiente. Geralmente é encontrado em sacos de lixo, sacolas para supermercado e boutiques, embalagens industriais e agrícolas, embalagens de alimentos sólidos e líquidos, filmes laminados para alimentos, embalagens para produtos farmacêuticos e hospitalares, brinquedos e utensílios domésticos, mangueiras de jardim, bolsa para soro medicinal entre outros.

5 = PP: Polipropileno. Além de 100% reciclável é, também, 100% reaproveitável, podendo voltar à condição de matéria-prima. O polipropileno é um termoplástico, derivado do propeno e por isso apresenta boa resistência térmica, sendo indicado muitas vezes para o envase a quente; excelente transparência; elevada resistência química e a solventes; alta resistência à fratura por flexão ou fadiga, muito mais difícil de “quebrar” do que outros materiais. Geralmente é encontrado em copos descartáveis, canudos, embalagens para alimentos, filmes para embalagens de alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, utilidades domésticas, potes, fraldas, seringas descartáveis, recipientes para medicamentos, etc.

VOCÊ SABIA que os copos plásticos descartáveis com esse código (5, PP e Ultra PP) podem ser amassados e guardados no bolso ou na bolsa e reutilizado por diversas vezes? Faça o teste, economize, e espalhe essa ideia!

Fotos tiradas com o celular e unidas com uso do software livre ‘Gimp’ por Professor Samuel Oliveira de Jesus

Acesse o site do InMetro e veja o resultado de alguns testes feitos em copos descartáveis de diversas marcas. Clique aqui.

Acesse também, o texto O perigo dos copos descartáveis publicado aqui mesmo no Blog da Rede.

6 = PS: Poliestireno. Não deve ser reutilizado. Podem ser de dois tipos: PS ou EPS. Vejamos:

PS: Poliestireno. É o material utilizado na maioria dos copos descartáveis no Brasil. Historicamente mais barato do que o PP, apresentava grande vantagem competitiva em relação ao similar. Todavia, apresenta pouca resistência à fratura, sendo mais quebrável que o PP; baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries. Geralmente é encontrado em copos descartáveis e embalagens de alimentos para viagem, entre outros; contudo o PS vem perdendo espaço para o PP, devido a suas características físicas.

EPS: Poliestireno Expandido, mais conhecido no Brasil como Isopor®, é uma derivação do PS. A diferença entre o EPS e o PS é o processo de fabricação. O EPS é leve, o que resulta em baixo custo de transporte; ótimo isolante térmico, que permite ao produto embalado manter-se à temperatura desejada e chegar ao seu destino em condições perfeitas para o consumo; é impermeável e oferece uma elevada resistência à passagem do vapor, permitindo manter inalteradas as suas propriedades, bem como a dos produtos embalados. Geralmente são utilizados para a produção de copos descartáveis. bandejas, embalagens de alimentos para viagem (marmitas, ovos por exemplo) e pratos.

7 = OUTROS: Resinas Plásticas (combinação de diversas resinas e outros materiais, não indicados em numerações anterior). Eles podem liberar o bisfenol ou BPA, nocivo à saúde. Essa substância foi proibido no Brasil no final de 2011 e os fabricantes tiveram até o final de 2012 para a retirada do produto das prateleiras e estoque. Nunca deve ser reutilizado. Geralmente é encontrado nos garrafões de água “mineral” e algumas mamadeiras, bandejas, embalagens de alimentos para viagem (marmitas, ovos, etc) e pratos.

PERIGO! É bom esclarecer que todas as espécies de plásticos são potencialmente perigosas à saúde, não só as que possuem BPA em sua formulação, pois existem outras substâncias plastificantes que são tão perigosas ou mais que o bisfenol.

Samuel Oliveira de Jesus

Professor de Matemática da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

Colaborador da Rede Anísio Teixeira / IAT / SEC – BA 

REFERÊNCIAS

COPOBRAS. PP, PS e EPS, você sabe a diferença? Disponível em: <http://www.copobras.com.br/pt/fatos-e-mitos/materia-prima-embalagens-descartaveis >. Acessado em 23 de julho de 2018, 13h.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. CATÁLOGO. Disponível em: <http://www.abntcatalogo.com.br/default.aspx>. Acessado em 23 de julho de 2018, 13h25.

FATOS CURIOSOS. Qual o significado daqueles números no fundo de todos os objetos de plásticos? Disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/qual-o-significado-daqueles-numeros-no-fundo-de-todos-os-objetos-de-plastico/>. Acessado em 23 de julho de 2018, 14h51.

eCICLE. Conheça os tipos de plásticos. Disponṕivel em: <https://www.ecycle.com.br/706-tipos-de-plasticos>. Acessado em 23 de julho de 2018, 17h.

Todas as imagens disponíveis no Google Imagens sem restrição de uso e compartilhamento.

Publicações relacionadas

  • A Matemática nas placas de identificação veicular – padrão Mercosul7 de junho de 2018 às 05:00 A Matemática nas placas de identificação veicular – padrão Mercosul (0)
    A Matemática está presente em tudo. Nesse texto veremos a matemática aplicada na elaboração das combinações das placas veicular, modelo […]
  • O Brasil indígena?12 de abril de 2018 às 08:00 O Brasil indígena? (2)
    Resumo da situação dos povos indígenas do Brasil de acordo com o Censo de 2010.
  • 27 de junho de 2017 às 14:07 Praças da Ciência (0)
    Olá, pessoal. Tudo bem! Vocês já visitaram uma ‘Praça da Ciência’? Hoje vamos falar sobre esse importante equipamento montado em vários […]
  • 8 de dezembro de 2016 às 07:00 GREENpense (0)
      Hi there! “We will move ahead!” Essa foi a frase que ambientalistas de vários países apresentaram com o término da COP 22. Do […]
  • 10complica!10 de maio de 2018 às 07:00 10complica! (0)
    Olá, você saberia,de primeira, afirmar qual a língua mais fácil de se aprender? Você tem interesse de aprender um novo idioma? Qual fator […]
  • Elevador Lacerda – O primeiro elevador urbano do mundo.5 de julho de 2018 às 09:00 Elevador Lacerda – O primeiro elevador urbano do mundo. (0)
    Você conhece Elevador Lacerda? O Elevador Lacerda é o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público, em 1873, quando […]
Que símbolo é esse?

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: