Ctrl+e – Cultura Maker na Escola

O III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl-e) foi realizado no período de 05 a 08 de junho de 2018, pelo Instituto UFC Virtual, sob a coordenação geral do Professor José Aires de Castro Filho, em Fortaleza-CE. Esse ano o evento abordou o tema Cultura Maker na Escola: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, com objetivo de reunir professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Educação interessados em fomentar discussões sobre uso das tecnologias como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

O Ctrl-e teve a sua primeira edição no ano de 2016 e a ideia inicial era promover um evento com caráter regional, por ser organizado por professores e pesquisadores de diversas universidades do Nordeste do Brasil. Além de promover debates e contribuir com pesquisa no campo das tecnologias na Educação, o congresso, nesta edição, ampliou sua abrangência considerando a participação significativa de pesquisadores nacionais e internacionais.

Em 2018, o congresso teve a participação de pesquisadores dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal interessados em discutir, compartilhar e divulgar suas experiências e práticas pedagógicas no contexto das tecnologias na Educação. Simultaneamente ao Ctrl-e aconteceu o II Seminário Nacional Educação Conectada, promovido pelo Mistério da Educação com o propósito de incorporar as novas tecnologias digitais na educação pública.

Diante do cenário atual, no âmbito educacional, discutir a importância de utilização das tecnologias na Educação tornou-se algo indispensável para construção de aprendizagens significativas. Temas como formação continuada de professores, criação de vídeos educativos, gamificação, cultura Maker, metodologias ativas, uso de aplicativos educacionais, abordados no evento agregou um valor enorme aos profissionais da educação presentes, que tiveram a oportunidade de retornar para seus estados com conhecimento ampliado, em uma perspectiva mais inovadora.

Professor José Aires – Coordenador Geral do Ctrl-e

O Blog da Rede destaca, na entrevista a seguir, o posicionamento do Professor Doutor José Aires, sobre a concepção e importância da Cultura Maker, principalmente diante do cenário de mudanças na educação, como a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a reforma do Ensino Médio. Também, são abordadas na entrevista, as expectativas das tecnologias educacionais no contexto nacional, sobretudo no Nordeste.

 

Rede Anísio Teixeira.

 

Ctrl+e – Cultura Maker na Escola

Nossos Colaboradores