É possível desassociar educação de tecnologia?

A Terceira Revolução Industrial teve início após a Segunda Guerra Mundial, em especial na década de 1970, em decorrência de muitas descobertas no campo tecnológico, vindo até os dias atuais com as constantes inovações tecnologias.

Para Manuel Castells (1999), “a transição da Sociedade Industrial para Sociedade da Informação é vista como a Revolução Digital, ou Sociedade da Informação ou em Redes, e com ela ocorrem transformações diversas na nossa cultura, socialização, interação e na forma de compreender o mundo”.

Assim, a contemporaneidade tem um novo paradigma que é a Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, tendo a Internet como ferramenta de valor inestimável para a comunicação mundial. A partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria, no final da década de 1960, criada pela ARPANET, rede experimental financiada pelos militares dos Estados Unidos, ela nasceu interligando grandes universidades e Centros de pesquisas, mas a Internet conhecida nos dias de hoje, só teve início no começo de 1990, através do World Wide Web (Rede de Alcance Mundial) – as iniciais WWW que digitamos para acessar os sites – criado pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).

A Internet, ocupa grande espaço em nossa interação social e está em diversas Tecnologias Digitais em Rede – TDR, trazendo a notícia e a informação de todas as partes, transformando o mundo em uma verdadeira “Aldeia Global, termo criado, por volta de 1960, pelo visionário Marshall McLuhan, muito antes da criação da internet, que tinha o objetivo de indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico. A propensão é reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam, de certa forma, interligados.

Hoje, vivemos em plena era da Internet das coisas, pois tudo possivelmente está conectado, em condição do boom da conectividade que teve início pelas décadas de oitenta e noventa do século XX.

Como esclarece o vídeo “ A Internet das Coisas, Explicada pelo NIC.br”, a Internet pode ser dividida em três fases:

1.ª fase – Rede de computadores.

2.ª fase – Rede de pessoas e comunidades.

3.ª fase – Internet das coisas. A Rede passa a interligar vários tipos de objetos e dispositivos inteligentes, que vão interagir entre si e conosco, tornando o nosso dia a dia mais fácil.

Saiba mais sobre a Internet das coisas. Acesse o link :

http://pat.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/7809

“(…) a Internet é um instrumento que desenvolve , mas que não muda comportamentos; ao contrário, os comportamentos aproximam-se da Internet,amplificam-se e potencializam-se a partir do que são”. Ou seja, não é a Internet que mudam os indivíduos, mas sim os indivíduos que mudam a Internet (CASTELLS,2000,p.273).

A Revolução Tecnológica ou Digital do Século XX traz em sua essência   um novo sistema de comunicação que   provocou e , continua a provocar, em pleno século XXI, uma dinâmica mudança e transformação na organização estrutural da sociedade, resultando em uma nova forma de organização social. Por quê? Porque o cenário social movido e transformado por indivíduos racionais conectados, apresenta novas reconfigurações e significados, a partir da inserção de elementos universalizantes como: a linguagem, sons, cultura, política, economia, identidade, imagens que seguem alterando a economia, as identidades culturais, a sociabilidade, as atividades políticas e, em especial, a EDUCAÇÃO.

Fig. 1 – Conectividade

Mas até que ponto o uso da tecnologia pode ser benéfica em sala de aula? Como fazer Educação no mundo das telecomunicações e da informática? A inclusão digital é necessária para a inclusão social? O uso das TIC facilita a interação professor e estudante? Como lidar com a Tecnologia Móvel e Sem Fio (TIMS) portada por todos e em todos os lugares? TIC e linguagens midiáticas podem tornar as aulas mais produtivas e atrativas? É possível desassociar Tecnologia da educação? O que você acha? Enfim, ficam aqui algumas reflexões.

Refletir sobre a relação educação e tecnologia se faz imprescindível, pois as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes em nosso cotidiano, e têm influenciado os diversos processos econômicos, políticos, sociais e culturais que constituem a nossa existência enquanto grupos e indivíduos, nos diferentes contextos da sociedade contemporânea (Castells, 1999). Consequentemente, cada vez mais a apropriação das TIC, como forma de acesso a determinadas condições de sobrevivência, torna-se fundamental (Silveira,2001).

Na atualidade, conceber educação desassociada de tecnologia ,torna-se inviável, pois esta é criada, utilizada e transformada pelo homem e sua atuação na sociedade é precisa, tendo em vista que  o uso das TIC/TIMS em todos os lugares e a influência dos aparelhos móveis tais como os smartphones, celulares, tabletes, etc. que apresentam grande potencial de fornecer  informações, oportunizando um manancial de aprendizado , trazendo novidades na forma  e métodos de produção de conhecimentos, inclusive  nas instituições educacionais,  independente de tempo e espaço.

Assista ao vídeo abaixo, certamente trará clareza para reflexão sobre   educação e tecnologia!

Educação 3.0: Oito Passos para a Mudança – ADM Talks #11

Diante do exposto, a questão do uso das novas TIC como meio de ensino e aprendizado vai além da transmissão e produção de conhecimentos. Alcança a real necessidade de formar estudantes cidadãos preparados para uma nova era digital, para o mundo do trabalho que absorve a educação 3.0, desenvolvendo nesses alunos o conhecimento e a capacidade tecnológica necessária para o mundo em que eles viverão. O Brasil ainda é um país de muita miséria, existem muitos excluídos digitalmente. Não se pode deixar os estudantes a margem desse mundo digital. Esse fato poderia incidir em uma geração de excluídos digitais e, consequentemente, excluídos sociais.

Vale refletir sobre a introdução da informação e comunicação no aprendizado do estudante? Seria então, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação apropriadas para a realização de um processo educacional inclusivo?

Até a próxima!!

Ana Rita Medrado

Prof.ª de Sociologia da Rede Pública Estadual de Ensino

 

 

Referências

INTERNET https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

INTERNET https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

ARPANET https://pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET

Aldeia Global  https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_Global

https://pixabay.com/pt/ind%C3%BAstria-ind%C3%BAstria-4-rede-pontos-2630319/

https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18001

http://mercadoemfoco.unisul.br/o-mundo-da-tecnologia-da-informacao-ontem-hoje-e-amanha/

WIKIPÉDIA – REVOLUÇÃO DIGITAL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_digital

World Wide Web

https://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_WebWikipédia – Inclusão e exclusão digital

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_digital#Inclus%C3%A3o_e_exclus%C3%A3o_digital

https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm

http://www.uel.br/projetos/lenpes/pages/arquivos/VI-SS-Sociologia/trabalhos/textos/TEXTO%2011%20-%20DIOGO.pdf

https://oprofessorweb.files.wordpress.com/2016/08/artigo_redeanisioteixeira_yuri_conecte2014_final_.pdf

 

Publicações relacionadas

  • 30 de maio de 2018 às 14:52 Ética e o Século XXI (0)
    Ética é um conjunto de leis ou valores morais que definem o nosso caráter por assim dizer. A nossa Ética diz quem somos e tê-la é assumir […]
  • #Mulher, sujeito de direitos15 de março de 2018 às 12:21 #Mulher, sujeito de direitos (1)
        Olá! No intuito de fortalecer a marcha em prol da erradicação da violência contra às mulheres, este texto traz […]
  • Ctrl+e – Cultura Maker na Escola21 de junho de 2018 às 14:39 Ctrl+e – Cultura Maker na Escola (0)
    O III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl-e) foi realizado no período de 05 a 08 de junho de 2018, pelo Instituto UFC Virtual, […]
  • Alimentação saudável e o “corpo perfeito”14 de junho de 2018 às 15:00 Alimentação saudável e o “corpo perfeito” (0)
    Hoje em dia, dificilmente se encontra uma pessoa com a alimentação saudável e balanceada. Para que uma pessoa entenda como é a alimentação […]
  • Você é o que você compartilha13 de fevereiro de 2017 às 18:42 Você é o que você compartilha (1)
    Sete de fevereiro consta no calendário como o Dia da Internet Segura. De acordo com o site da Safernet, o dia foi criado pela Rede Insafe […]
  • A Rede Anísio Teixeira lança o Manual Básico de Fotografia para Educação Básica.12 de março de 2018 às 10:18 A Rede Anísio Teixeira lança o Manual Básico de Fotografia para Educação Básica. (2)
    Fala comunidade, Na contemporaneidade, observa-se uma necessidade imediata na ampliação do que se refere às leituras de mundo. As novas […]
É possível desassociar educação de tecnologia?

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: