Alimentação saudável e o “corpo perfeito”

Hoje em dia, dificilmente se encontra uma pessoa com a alimentação saudável e balanceada. Para que uma pessoa entenda como é a alimentação correta, foi criada a Pirâmide de Alimentação que engloba todos os alimentos e divide de acordo com a necessidade do organismo.

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida melhor, pois faz o organismo funcionar adequadamente e previne doenças.  No entanto, na atualidade, é mais comum as pessoas se preocuparem mais com a aparência do que com a saúde. Este fato é mais comum na adolescência o que pode levar a graves distúrbios alimentares que causam danos à saúde com a redução extrema ou excesso de alimentos.

Os distúrbios alimentares mais comuns são a anorexia, bulimia e o transtorno compulsivo alimentar – no qual a pessoa se auto avalia com excesso de peso, ainda que esteja abaixo do peso ideal; comeu em grande quantidade, porém força o vômito, uso de laxantes e diuréticos. Perda do controle na alimentação, o que leva ao sobrepeso, consequentemente. Estes problemas estão relacionados a uma série de consequências psicológicas e pressões da sociedade e mídia que impõem o mito do  “corpo perfeito”.

O papel da mídia é muito importante nesse aspecto, pois o relativo padrão de beleza que ela impõe vem afetando cada vez mais o psicológico das pessoas. Muitas pessoas, por não conseguirem chegar nesse padrão, sofrem com problemas de autoestima, o que contribui para a busca de medicamentos ilegais.

Portanto, é de extrema importância que a mídia passe a veicular campanhas que mostrem os malefícios do uso de medicações ilegais e o desespero pelo “corpo ideal” e incentive cada vez mais a importância da alimentação saudável e balanceada para as pessoas perceberem que é possível ter um bom resultado, sem colocar a saúde em risco.

Maria Eduarda Bastos Pinto, estudante do Colégio Estadual Pedro Calmon – Rede Estadual de Ensino da Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professoras orientadoras: Soraya Selmann Santos de Miranda Morais e Maria Glória Santos Sousa.

Publicações relacionadas

Alimentação saudável e o “corpo perfeito”

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: