Ética e o Século XXI

Ética é um conjunto de leis ou valores morais que definem o nosso caráter por assim dizer. A nossa Ética diz quem somos e tê-la é assumir valores que não podem ser desrespeitados.

No Brasil em que vivemos, a ética quase não existe, ela foi corrompida. Os valores morais na sociedade brasileira estão escassos. A ganância tomou conta do país, assim como a corrupção, desrespeito, imoralidade e falta de comprometimento. Tudo bem que nossa história de colonização não é nem um pouco respeitosa e a nossa herança está repleta de fatos obscuros.

Muitos anos após nossa colonização, evoluímos muito na sociedade, mas outras não mudaram tanto assim. O assunto ética permanece frágil e é abalado a todo instante. Para que exista um crescimento e mudança significativa temos que pensar melhor a ética e exercitar os valores morais nesta sociedade para, dessa forma,  tentar diminuir a corrupção e desfazer o “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas.

A Ética, em conjunto com a educação, além de formar o cidadão de bem, irá transformar o profissional em qualificação e formação de caráter nos âmbitos social e educacional. Se colocarmos ética a frente da nossa ganância, vamos valorizar e melhorar a Sociedade Brasileira, pois, nada substitui a verdade. Para transformar e mudar, devemos educar.

Veja a seguir o vídeo Ética e moral da Ação Ética –  Movimento pelo bem comum.

Referências

Ética : nasce no século XXI uma inversão de valores morais. Disponível em https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/etica-nasce-no-seculo-xxi-uma-inversao-de-valores-morais/43352/

Video Ética e moral . Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ldQzTa9OQ1k

Bruno Ribeiro, estudante do Colégio Estadual Pedro Calmon – Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Professoras orientadoras: Soraya Selmann Santos de Miranda Morais e Maria Glória Santos Sousa.

Publicações relacionadas

Ética e o Século XXI

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: