As comemorações do dia do índio na escola

É chegado o dia 19 de abril, data em que se comemora o dia do índio, e nessa oportunidade as escolas adotam diferentes metodologias para abordar o tema, muitas são acertadas, outras nem tanto. Um exemplo muito conhecido de opção metodológica é quando os professores exploram o conteúdo imanente à data, pedindo para que os estudantes se inspirem na pintura corporal e vestimenta indígena. Essa leitura sobre a cultura indígena utiliza referenciais de 1.500 sem respeitar as diferenças entre os povos ameríndios e seu contato com a cultura contemporânea.

Mario Sérgio Cortella, filósofo da PUC de São Paulo afirma que a escola deve adotar práticas com intenção educativa, acolhedora e pluralista, pois, toda vez que se trata o outro com estranhamento, se promove a ideia de que há humanos que valem mais e outros, menos. Atualmente, as novas pesquisas sobre história indígena, dentre as quais, destaco aqui as teorizações de Adriana de Carvalho Alves[1] convocam os professores a refletir sobre os diferentes contextos culturais em que vivem as populações indígenas. Principalmente, deixando que eles falem por si.

Conheça os materiais produzidos pela Rede Anísio e, outros, que estão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira.  Você vai encontrar um rico acervo de materiais em que os indígenas se expressam através da ferramenta audiovisual. Os índios Tupinambás de Olivença foram protagonistas em muitas dessas produções como autores de seu próprio conhecimento. Confira a lista abaixo:

Indígenas Tupinambá de Olivença (Filme Caboclo Marcelino) Foto: Geraldo Seara

 

POVOS INDÍGENAS –  http://blog.pat.educacao.ba.gov.br/blog/2015/04/22/os-indios-ou-povos-indigenas/

POVOS INDÍGENAS E A TECNOLOGIA –  http://blog.pat.educacao.ba.gov.br/blog/2016/04/05/povos-indigenas-e-a-tecnologia/

POVOS INDÍGENAS DO NORDESTE SE APROPRIAM DAS TECNOLOGIAS PARA AFIRMAR CULTURA E BRIGAR POR DIREITOS –  http://blog.pat.educacao.ba.gov.br/blog/2014/04/09/povos-indigenas-do-nordeste-se-apropriam-das-tecnologias-para-afirmar-cultura-e-brigar-por-direitos/

TECNOLOGIAS NAS ALDEIAS: https://www.youtube.com/watch?v=X1at99pNonw&list=PLIxrI7TDphw-wSyE9HsL_l4Zj49EUGF2P

 

 

PRECONCEITO NÃO – https://youtu.be/YMHhvcF45Tk

CABOCLO MARCELLINO – https://youtu.be/rencu1s7bwk

GRAMOFONE LUCAS E CARLOS – TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA  – http://ambiente.educacao.ba.gov.br/tv-anisio-teixeira/programas/exibir/id/3832

 

 

[1] ALVES, Adriana de carvalho. Ensino de História e Cultura Indígena: trabalhando com conceitos, desconstruindo estereótipos. Revista Espaço acadêmico, número 168. Maio, 2015.

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