Artista ou Artesão?

Artesanato em Caruaru, Pernambuco, Brasil Por allanpatrick – Flickr, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18532214

Olá, Pessoal!

Hoje é o dia do Artesão, certo? E como a nossa terra é rica de artesanato, aqui vai uma justa homenagem aos que se dedicam a representar nossa cultura, por essa via, nas suas mais diversas formas, usando as mãos e/ou ferramentas, mas muito mais o coração! E é justamente a emoção provocada em quem vê os objetos produzidos pelo artesão que, o profesor Nildson B. Veloso, lhes confere o status de arte. Mas ainda há controvérsias quanto a isso.

As discussões levam em consideração as comparações feitas entre os objetos totalmente feitos à mão ou com uso de ferramentas e outros produzidos em série a partir de moldes ou algum tipo de mecanização. Sobre a dúvida e crítica que paira sobre isso, a professora Geize Gonçalves, que acompanhou de perto o trabalho dos artesãos em Maragojipinho, durante uma das produções da TV Anísio Teixeira, diz que “mesmo em série, nunca um objeto sai igual ao outro. E ainda tem a pintura, que, mesmo seguindo um padrão, se faz única, em cada objeto”.

Foi assim, ouvindo a fala de especialistas e com pesquisas sobre o tema que produzimos um dos episódios da série Cotidiano, que tem o mesmo título deste texto. Assista aqui:

 

 

As séries da TV Anísio Teixeira contam com a participação de estudantes e professores das nossas escolas públicas, preparados em Curso de Interpretação oferecido pela Rede Anísio Teixeira.

Geraldo Seara
Professor da Rede Estadual de Ensino

Publicações relacionadas

Artista ou Artesão?

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: