A Rede Anísio Teixeira lança o Manual Básico de Fotografia para Educação Básica.

Fala comunidade,

Na contemporaneidade, observa-se uma necessidade imediata na ampliação do que se refere às leituras de mundo. As novas tecnologias já consolidadas exigem, por parte dos sujeitos, apropriação, produção, a capacidade de interpretar e usar as mídias digitais com mais autonomia, profundidade, ética, colaboração, contextualização e criticidade.Pensando nessas questões O professor Peterson Azevedo (fotógrafo e professor da Rede Anísio Teixeira) propõem uma reflexão maior no que se refere ao entendimento e uso das mídias livres como instrumento na construção e compartilhamento de saberes, sobretudo através de discursos autorais. No que diz respeito a arte de olhar o mundo por meio da fotografia, não podemos negar seu valor dialógico, ainda mais no ciberespaço onde as diversas formas de leituras e da construção de diálogos vão além da palavra escrita. A fotografia é, um forte instrumento de leitura e interpretação do mundo. Para Sontag a fotografia é um fenômeno que ocupa lugar central na cultura contemporânea. Desde 1839 da sua criação até os dias de hoje a arte fotográfica vem ganhando espaço na maneira de construirmos uma narrativa de mundo própria e identitária. Antes apenas como elemento documental de registro da realidade, hoje ganha pompas de arte galerista.” Hoje com o advento das novas tecnologias digitais, em especial os dispositivos móveis como instrumento de captura e, as redes sociais como suporte de difusão a narrativa visual tendo como instrumento a fotografia, pode ser uma metodologia mais dinâmica e crítica de dialogo no mundo globalizado, já que a escrita visual independe e amplia o entendimento sobre a linguística, amplificando o modo de se expressar.

A proposta deste Manual Básico de Fotografia é fomentar uma discussão ampla a respeito do ato fotográfico como objeto educacional, ampliando a sua noção de registro e ilustração. Tal fato implica em uma construção dialógica acerca de uma alfabetização visual, abrindo possibilidades para novas formas de narrativas sociais. A educação e a arte fotográfica devem estabelecer um chamamento de proximidades metodológicas nas etapas do ensino e da aprendizagem. A proposta é ampliar a noção simples de fotografia, que antes era vista como elemento de uma foto, como documento do passado (memória), como sendo apenas registros de momentos alegres e lúdicos. A arte de fotografar, vai além, e deve ser compreendida como instrumento dialógico crítico do tempo e do lugar, problematizando e contextualizando as relações que se estabelecem no espaço geográfico e suas implicações, possibilitando novas práticas pedagógicas.

Módulo de Introdução à Fotografia Básica – Construindo Uma Narrativa Visual

Fig.1 Capa do Manual – Foto Peterson Azevedo

Peterson Azevedo – Professor da rede Anísio Teixeira e fotógrafo.

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