CEEP Newton Sucupira incentiva empreendedorismo no atual cenário de crise

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, promoveu, entre os dias 27 e 28 de novembro, uma Feira de Ciências que movimentou toda a comunidade escolar.

Fig. 1: Diversas abordagens na Feira de Ciências do CEEP Newton Sucupira. Imagem: montagem feita a partir de fotos de Raulino Júnior

Com temática Da crise à oportunidade: reflexos na Ciência e na Tecnologia, o evento teve como objetivo mostrar alternativas criativas e viáveis para enfrentar a crise econômica que assola o país. “A nossa feira tem o objetivo de integrar o conhecimento teórico, técnico e prático que o aluno tem na escola, no nosso dia a dia, nas nossas atividades acadêmicas, com a realidade dele, do mercado de trabalho. Com relação à temática deste ano, o que a gente pensou foi, diante desse contexto de crise mundial, da crise que o nosso país está vivenciando, mostrar para os alunos como, mesmo diante desse momento de crise, onde as vagas de trabalho formal, de carteira assinada, tendem a diminuir, eles podem, através dos conhecimentos que eles têm, buscar oportunidades de agregar alguma renda extra na família, mesmo que não seja através do emprego formal”, explica o professor Max Mendes, um dos integrantes da comissão que realizou a feira. Além dele, os professores Washington Pereira e Sílvia Letícia Bispo também organizaram a atividade.

Fig.2: Max Mendes e a estudante Paloma Almeida. Foto: Raulino Júnior

A quadra poliesportiva do colégio foi o cenário para a exposição dos projetos criados pelos alunos, sob orientação do corpo docente. Algumas salas foram utilizadas para exibir vídeos e para apresentação de grupos de pesquisa. Os estudantes do 4º ano de Informática desenvolveram o site do Newton Sucupira. A página traz notícias, informações sobre a equipe pedagógica do colégio e os cursos que são oferecidos, boletim online, além de um fórum.

Fig.3: Layout do site do CEEP Newton Sucupira. Imagem: captura de tela

A estudante Ariane de Souza, de 18 anos, do curso de Informática, contou para a equipe do Blog da Rede o que motivou a criação do site: “Na verdade, o objetivo inicial era criar um blog, somente para o curso de Informática. Só que o colégio não tem site e queríamos deixar um legado, fazendo a implantação do site, porque estamos no último ano. Através dele, os visitantes podem conhecer como é a escola, o espaço que temos, os laboratórios, os professores, nossa equipe pedagógica, os cursos. Temos canal no YouTube, onde fazemos entrevistas com os professores. Então, o site é para que os visitantes, aqueles que queiram ingressar no colégio, entendam melhor como é bom estar aqui”.

Fig. 4: Ariane de Souza: uma das responsáveis pela criação do site do CEEP Newton Sucupira. Foto: Raulino Júnior

De acordo com Ariane, a comunidade escolar gostou muito da novidade: “Os professores, a direção e o estudantes amaram. Nós temos uma aba chamada ‘Fórum’ e nela os professores podem se inteirar com os alunos e postar vídeos e apostilas. Eles têm uma interatividade com os alunos”, pontua. O desenvolvimento do site foi orientado pelos professores Cássio Amorim e Perpétua Cardim.

É sempre muito bom ver uma comunidade escolar pulsando, mobilizando os seus atores e produzindo conhecimento relevante para a sociedade. Que o Newton Sucupira continue fazendo a diferença na educação pública do estado da Bahia!

 

GALERIA

Imagem: montagem feita a partir de fotos de Patricia Nascimento

Imagem: montagem feita a partir de fotos de Patricia Nascimento

 

Raulino Júnior

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

CEEP Newton Sucupira incentiva empreendedorismo no atual cenário de crise

Nossos Colaboradores