CEEP Newton Sucupira incentiva empreendedorismo no atual cenário de crise

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, promoveu, entre os dias 27 e 28 de novembro, uma Feira de Ciências que movimentou toda a comunidade escolar.

Fig. 1: Diversas abordagens na Feira de Ciências do CEEP Newton Sucupira. Imagem: montagem feita a partir de fotos de Raulino Júnior

Com temática Da crise à oportunidade: reflexos na Ciência e na Tecnologia, o evento teve como objetivo mostrar alternativas criativas e viáveis para enfrentar a crise econômica que assola o país. “A nossa feira tem o objetivo de integrar o conhecimento teórico, técnico e prático que o aluno tem na escola, no nosso dia a dia, nas nossas atividades acadêmicas, com a realidade dele, do mercado de trabalho. Com relação à temática deste ano, o que a gente pensou foi, diante desse contexto de crise mundial, da crise que o nosso país está vivenciando, mostrar para os alunos como, mesmo diante desse momento de crise, onde as vagas de trabalho formal, de carteira assinada, tendem a diminuir, eles podem, através dos conhecimentos que eles têm, buscar oportunidades de agregar alguma renda extra na família, mesmo que não seja através do emprego formal”, explica o professor Max Mendes, um dos integrantes da comissão que realizou a feira. Além dele, os professores Washington Pereira e Sílvia Letícia Bispo também organizaram a atividade.

Fig.2: Max Mendes e a estudante Paloma Almeida. Foto: Raulino Júnior

A quadra poliesportiva do colégio foi o cenário para a exposição dos projetos criados pelos alunos, sob orientação do corpo docente. Algumas salas foram utilizadas para exibir vídeos e para apresentação de grupos de pesquisa. Os estudantes do 4º ano de Informática desenvolveram o site do Newton Sucupira. A página traz notícias, informações sobre a equipe pedagógica do colégio e os cursos que são oferecidos, boletim online, além de um fórum.

Fig.3: Layout do site do CEEP Newton Sucupira. Imagem: captura de tela

A estudante Ariane de Souza, de 18 anos, do curso de Informática, contou para a equipe do Blog da Rede o que motivou a criação do site: “Na verdade, o objetivo inicial era criar um blog, somente para o curso de Informática. Só que o colégio não tem site e queríamos deixar um legado, fazendo a implantação do site, porque estamos no último ano. Através dele, os visitantes podem conhecer como é a escola, o espaço que temos, os laboratórios, os professores, nossa equipe pedagógica, os cursos. Temos canal no YouTube, onde fazemos entrevistas com os professores. Então, o site é para que os visitantes, aqueles que queiram ingressar no colégio, entendam melhor como é bom estar aqui”.

Fig. 4: Ariane de Souza: uma das responsáveis pela criação do site do CEEP Newton Sucupira. Foto: Raulino Júnior

De acordo com Ariane, a comunidade escolar gostou muito da novidade: “Os professores, a direção e o estudantes amaram. Nós temos uma aba chamada ‘Fórum’ e nela os professores podem se inteirar com os alunos e postar vídeos e apostilas. Eles têm uma interatividade com os alunos”, pontua. O desenvolvimento do site foi orientado pelos professores Cássio Amorim e Perpétua Cardim.

É sempre muito bom ver uma comunidade escolar pulsando, mobilizando os seus atores e produzindo conhecimento relevante para a sociedade. Que o Newton Sucupira continue fazendo a diferença na educação pública do estado da Bahia!

 

GALERIA

Imagem: montagem feita a partir de fotos de Patricia Nascimento

Imagem: montagem feita a partir de fotos de Patricia Nascimento

 

Raulino Júnior

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

Publicações relacionadas

CEEP Newton Sucupira incentiva empreendedorismo no atual cenário de crise

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: