10 anos do TOPA

Estudante-repórter: Vitória Mercês

Eaaaai, meninos e meninas!!

Último dia do Encontro Estudantil e hoje vamos falar de algo muito importante: os 10 anos do TOPA (Todos pela Alfabetização), um programa que auxilia na realização educacional e profissional de pessoas consideradas analfabetas.

Para Gleide Regina Oliveira, 47 anos, coordenadora do setor de monitoramento e avaliação do TOPA, a maior vitória até hoje é ter alfabetizado mais de 1,5 milhões de indivíduos e o maior desafio é chegar nas populações mais distantes no interior do estado, na zona rural e que, para nossa alegria, eles têm conseguido.

fig.1:Gleide Oliveira fala sobre o TOPA .Foto:Paloma Almeida

Ela também nos conta, que sofreram uma redução este ano, pois tinham uma meta de 120 mil pessoas e o Governo Federal reduziu para 15, sendo a ampliação desta meta o maior objetivo deles e conseguir manter os estudantes em sala de aula.

Sobre os educandos, ela relata que são a partir de 15 anos, mas o público deles é a partir de 40, sendo estes maduros, sabendo realmente os seus ideais, cujo sonho é aprender a ler e escrever, trazendo para esta população índices benevolentes de autoestima. Ir para a escola regular, entrar na

EJA (Educação de Jovens e Adultos) e se profissionalizar fazem parte das conquistas do TOPA.

AAAH galerinha, deixa eu deixar um recado importante: o TOPA tem um livro que relata a trajetória de 2007-2014, o que nos mostra a realização dos sonhos de muitos cidadãos.

E para finalizar com chave de ouro, deixarei uma citação que contém no livro aqui.

“Topa ensinar, topa aprender, e topa a, e topa b, e topa ser.

Alguém melhor, pronto pra crescer,

Alguém melhor, livre pra escrever …”

Fig.1:sobre o TOPA.
foto:Paloma Almeida

 

Eaaí galerinha, o que vocês acharam do TOPA? deixem seus comentários …

Beijooooss!

*

Beeeeeeijooooos!

__________

*Vitória Mercês tem 17 anos, é estudante do Colégio Estadual Professor Carlos Barros e integra atualmente na Cobertura Colaborativa

Publicações relacionadas

10 anos do TOPA

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: