10 anos do TOPA
Estudante-repórter: Vitória Mercês
Eaaaai, meninos e meninas!!
Último dia do Encontro Estudantil e hoje vamos falar de algo muito importante: os 10 anos do TOPA (Todos pela Alfabetização), um programa que auxilia na realização educacional e profissional de pessoas consideradas analfabetas.
Para Gleide Regina Oliveira, 47 anos, coordenadora do setor de monitoramento e avaliação do TOPA, a maior vitória até hoje é ter alfabetizado mais de 1,5 milhões de indivíduos e o maior desafio é chegar nas populações mais distantes no interior do estado, na zona rural e que, para nossa alegria, eles têm conseguido.

Ela também nos conta, que sofreram uma redução este ano, pois tinham uma meta de 120 mil pessoas e o Governo Federal reduziu para 15, sendo a ampliação desta meta o maior objetivo deles e conseguir manter os estudantes em sala de aula.
Sobre os educandos, ela relata que são a partir de 15 anos, mas o público deles é a partir de 40, sendo estes maduros, sabendo realmente os seus ideais, cujo sonho é aprender a ler e escrever, trazendo para esta população índices benevolentes de autoestima. Ir para a escola regular, entrar na
EJA (Educação de Jovens e Adultos) e se profissionalizar fazem parte das conquistas do TOPA.
AAAH galerinha, deixa eu deixar um recado importante: o TOPA tem um livro que relata a trajetória de 2007-2014, o que nos mostra a realização dos sonhos de muitos cidadãos.
E para finalizar com chave de ouro, deixarei uma citação que contém no livro aqui.
“Topa ensinar, topa aprender, e topa a, e topa b, e topa ser.
Alguém melhor, pronto pra crescer,
Alguém melhor, livre pra escrever …”

foto:Paloma Almeida
Eaaí galerinha, o que vocês acharam do TOPA? deixem seus comentários …
Beijooooss!
*
Beeeeeeijooooos!
__________
*Vitória Mercês tem 17 anos, é estudante do Colégio Estadual Professor Carlos Barros e integra atualmente na Cobertura Colaborativa