Vamos nos preparar para a prova de Biologia do ENEM?

No ENEM, os temas de Biologia mais cobrados são ecologia,  evoluçãofisiologia e genética. Há uma interdisciplinaridade com questões do cotidiano, o que torna a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias bastante diversificada e estimulante. Questões sobre doenças são bastante cobradas e, no exemplo abaixo, é importante abstrair e também eliminar o que simplesmente não faz sentido. A utilização de tirinhas é bem frequente também nas provas.

Não deixe de fazer uma leitura atenta dos enunciados, especialmente do último parágrafo, que contém a pergunta, pois uma interpretação precipitada leva ao equívoco na resolução. Interpretar gráficos e tabelas é fundamental para uma resolução adequada.

Tivemos muitos casos de dengue, febre amarela e chikungunya. Então, não deixe de ler o post do professo Luciano, pois, com quase que uma certeza “nostradâmica”, vai ser abordado esse tema!

Você sabe que o ENEM tem uma metodologia que utiliza a interdisciplinaridade na concepção de suas questões de prova e busca que o estudante faça conexões críticas no momento da redação. Mas, e na hora de estudar, será que encontramos facilmente materiais pedagógicos atualizados e didaticamente organizados para atender a essas demandas curriculares?

Ah, eu tenho uma indicação especial para você! É um material audiovisual cujas propostas e abordagens dos episódios estão pautadas no compromisso com a criticidade, a interdisciplinaridade, a arte-educação e a integração dos diferentes sujeitos da comunidade escolar.

Produzida por uma equipe multidisciplinar e pedagógica da Rede Anísio Teixeira, na série Coditiano você pode assistir as aventuras de uma comunidade escolar da rede pública baiana e suas descobertas, que vão do conhecimento empírico para o científico.

Os atores da série vieram também das escolas públicas, muitos deles, inclusive, selecionados a partir de uma formação, só que de uma forma contextualizada e enriquecida por uma linguagem ágil e inovadora, que alia ficção e inserts gráficos. Tudo para você aprender de forma lúdica e transversal.

São 23 episódios, de cinco minutinhos cada, mas o que tem de conteúdo interessante, não está no gibi!

Professores e estudantes são retratados no seu cotidiano, rico em possibilidades de temáticas próprias do universo do ensino e aprendizagem.

 

 

E que disciplina essa série contempla? Olha, cada episódio foi pensado para abranger mais de uma área do conhecimento. Por exemplo, no episódio Quanta pressão, vemos a desde a etimologia da palavra nas suas diferentes polissemias até a ação do bater do pandeiro dos músicos que participam de uma cena cotidiana dos subúrbios: “bater uma laje” .

Nesse trabalho, a família de um dos estudantes é enfocada, e mostra, entre outras coisas, a relação entre pais e filhos e a forma como meninos e meninas são tratados, por exemplo. Mostra-se como pressão da panela e a liberação da válvula de segurança incide na formação do caldo do feijão, que está lá sendo preparado para os “batedores de laje”.

Vemos o pai fazendo cálculos matemáticos para a argamassa e o filho sendo alertado para o perigo do tétano, já que ele quase se machuca num prego enferrujado. Em suma, você precisa ver o episódio para ser estimulado a pensar em vários conteúdos que estão ali, no dia a dia e que tem tudo a ver com a ciência!

Então, veja os episódios agora! Anote o que você viu de temas ou conteúdos e depois, aprofunde esses assuntos! Afinal, o vídeo é muito interessante para te dar essa visão panorâmica de um assunto sob vários pontos de vista nas diferentes disciplinas. Isso é muito útil também para você ter ideias na hora de sua redação do ENEM! Porque é preciso expandir as temáticas explorando as suas possibilidades de interconexão epistemológica! Não dá pra fazer uma redação toda linear, sem propor ações práticas e sem demonstrar um conhecimento para além da obviedade!

Então, mãos à obra! Estude divertindo-se com essa série!

Depois vem aqui me contar como foi sua experiência! Então, vale muito a pena utilizar todos esses conteúdos! E que venha o ENEM!

Sucesso no ENEM galera!

 

Guel Pinna

Educadora da Rede Estadual de Ensino

 

 

 

 

Publicações relacionadas

  • 2 de dezembro de 2016 às 17:32 Alimento Seguro x Segurança Alimentar: ter o alimento pode não ser seguro, não tê-lo é inseguro (0)
    Olá pessoal, Hoje nós vamos pensar sobre a diferença entre alimento seguro e segurança alimentar. Segurança alimentar é um conceito […]
  • Alimentação saudável e o “corpo perfeito”14 de junho de 2018 às 15:00 Alimentação saudável e o “corpo perfeito” (0)
    Hoje em dia, dificilmente se encontra uma pessoa com a alimentação saudável e balanceada. Para que uma pessoa entenda como é a alimentação […]
  • Arte cinética ou o cinetismo2 de outubro de 2013 às 15:06 Arte cinética ou o cinetismo (1)
    Você já ouviu falar em Arte Cinética? A arte cinética ou o cinetismo refere-se a uma corrente na área das artes plásticas que elabora […]
  • A Força das Marias8 de março de 2017 às 08:00 A Força das Marias (0)
        “Maria, Maria  É o som, é a cor, é o suor É a dose mais forte e lenta De uma gente que ri Quando deve chorar E […]
  • 8 de dezembro de 2016 às 07:00 GREENpense (0)
      Hi there! “We will move ahead!” Essa foi a frase que ambientalistas de vários países apresentaram com o término da COP 22. Do […]
  • Criando Keyframes em 3D3 de abril de 2014 às 09:14 Criando Keyframes em 3D (0)
      Olá, pessoal! Em animações e produções cinematográficas, os keyframes (quadro-chave) são imagens que determinam os pontos inicial […]
Vamos nos preparar para a prova de Biologia do ENEM?

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: