Como converter vídeos no Terminal de Linux?

Olá, galera!

Às vezes, temos a necessidade de converter um vídeo em outro formato. Hoje, vamos aprender como fazer esse processo, tanto converter um vídeo e também todos os vídeos de uma pasta, assim economizaremos tempo para realizar uma tarefa repetitiva como essa.

Para converter vídeos no terminal de Linux, precisamos ter instalado o FFmpeg, software que nos ajudará a fazer a conversão dos vídeos. Para instalá-lo, podemos abrir o Synaptic, programa que nos ajuda a instalar pacotes de software no Linux desde uma interface gráfica.
Se não está instalado, abrimos o terminal com o acesso rápido das teclas:

Ctrl + Alt + t

 

terminal de linux

Terminal do Linux ou linha de comando, em inglês command line, shell ou console são outros nomes que podemos achar.

 

Para instalar o Synaptic, escreve ou copia o texto  sudo apt-get install synaptic  e cola no terminal, com o atalho   Shift + Ctrl + v. Nesse comando, estamos dizendo que como superusuário (sudo) queremos que o programa apt-get instale um pacote chamado synaptic. Agora, ele vai solicitar a senha e perguntará se realmente quer instalar o pacote. Você coloca s de sim e, se estiver em inglês, trocamos o s pelo y, de yes.

Quando terminar o processo de instalação, abra o programa e, no terminal, escreva sudo synaptic (lembre que pedirá a sua senha). Esse comando abrirá o programa. No botão de pesquisa, coloque o nome do programa que quer instalar. Depois, pesquise, marque e
aplique as mudanças (lembra: pesquisar, marcar e aplicar).

 

Programa Synaptic (interface gráfica para instalar pacotes no Ubuntu)

 

Já instalado o ffmpeg, vamos no terminal e executamos o seguinte comando:
ffmpeg -i arquivo-entrada.mp4 -f webm arquivo-saida.webm 

Traduzindo o comando, seria algo assim: o programa ffmpeg converte o arquivo de entrada arquivo-entrada.mp4 (em inglês -i = input) ao formato webm (em inglês -f =format). O arquivo de saída terá o nome arquivo-saida.webm. Você pode colocar no arquivo de saída o nome que você quiser: cachorro, gato, tanto faz. Mas a extensão deve ser igual ao formato de saída. O processo de conversão pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do arquivo de entrada (input).

 

Processo de conversão

 

E como podemos converter vários vídeos de uma pasta de uma só vez? Para isso, temos que fazer algo um pouco mais complicado: vamos usar um ciclo FOR (for =para). Olha o comando embaixo.

for i in *.mp4; do name=`echo $i | cut -d'.' -f1`; ffmpeg -i "$i" -f webm "${name}.webm"; done

Basicamente, na primera parte do código, para cada arquivo i de todos os arquivos *.mp4, vai extrair o nome do arquivo e, depois, va converter o video ao formato webm.

Se você não sabe navegar pelas pastas de Linux, em breve, vou escrever um post sobre esse tema. Só pra te dar uma dica, tem um programinha que se instala no Ubuntu para abrir o terminal em qualquer diretório ou pasta. Para instalar, escrevemos no terminal
sudo apt-get install nautilus-open- terminal (lembre que vai te solicitar a senha de superusuário).

Você poderá abrir o terminal em qualquer pasta ou diretório, com o botão direito do mouse. Clique em “Abrir no terminal” em qualquer pasta. Isso é tudo! Até as próximas dicas de TI (Tecnologia da Informação).

 

Abrir terminal em pasta

 

 

 

Publicações relacionadas

Como converter vídeos no Terminal de Linux?

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: