Vai ter empoderamento da mulher na tecnologia, sim!

Estudante-repórter: Gilana Ferreira*

No quarto dia da Campus Party Bahia, na Arena Fonte Nova, ocorreu uma palestra sobre o empoderamento feminino na área de tecnologia. O grupo responsável pela palestra foi o OxenTI Menina!, cujo objetivo é levar a tecnologia para as meninas carentes que ainda não escolheram uma profissão ou então têm interesse em participar dessa área, promovendo a tecnologia de uma forma social, através de discursos, palestras, workshops e até mesmo minicursos, além de promover o empoderamento da mulher.

Fig. 1: Entrevista com a palestrante Jamille Cerqueira Foto: Rodrigo Bertoldo

A gente tem essa proposta de tentar atrair mais mulheres para a área e levar inovação, criatividade, estimular o desenvolvimento, estimular o empreendedorismo social”, disse Jamille Cerqueira, uma das palestrantes e cofundadora do grupo. A ideia surgiu no Technovation. Eu era mentora de uma das equipes e depois do Tech decidimos permanecer com o grupo, promovendo essas discussões.”

O grupo formado por cinco meninas vem sendo cada vez mais conhecido por sua temática. Interagindo com mulheres e até homens de todas as idades, vem sendo de grande ajuda às jovens que se sentem incapazes de programar e acabam cedendo ao machismo que existe dentro do mundo de TI (Tecnologia da Informação). “A figura feminina ainda sofre preconceito, barreiras. Com essa conversa, a gente tenta atrair mulheres pra essa questão, que sabemos que é dificil por causa do preconceito.”

Fig. 2 As quatro cofundadoras durante a palestra Foto: Rodrigo Bertoldo

Caroline Magalhães, estudante de Jornalismo, estava presente na palestra e adorou. “Eu achei incrível: Estou gostando muito das palestras que estão abordando o tema de inclusão social, da questão da mulher.  Eu gostei muito do projeto. Acho importante trabalhar isso com pessoas mais jovens”.

Fig. 3 Caroline Magalhães tira dúvidas durante a palestra Foto: Rodrigo Bertoldo

_________________

* Gilana Ferreira tem 15 anos, é estudante do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e integra a equipe da Cobertura Colaborativa Estudantil 2017