Softwares livres na Campus Party
Estudante-repórter: João Pedro Santos*
No quarto dia da Campus Party de Salvador, foi realizada uma palestra sobre softwares livres, com Juliana Oliveira, Luciana Oliveira e José Nunes. Durante a conversa, foi explicado o que são softwares livres, como são usados e qual a participação deles no ensino. Em sua parte da palestra a professora Juliana falou das quatro liberdades do software livre:
a) executar o programa como você quiser.
b) estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para o que você precise.
c) redistribuir cópias para ajudar ao próximo.
d) distribuir cópias de suas versões modificadas a outras pessoas.

Em entrevista, a professora Luciana disse que os softwares livres são usados nas instituições de ensino porque podem ser modificados, de modo que possam ajudar no desenvolvimento de professores e estudantes, ou até mesmo outras pessoas que souberem editá-los. É muito usado para trazer colaboração entre os programadores, em redes sociais e até mesmo para educar.

O professor José, em sua fala, disse que no Brasil, atualmente, os investimentos na areá de tecnologia vêm caindo ano a ano, em comparação a outros países da América Latina. O Brasil tem muito menos investimento.
_________________
*João Pedro Santos tem 15 anos, é estudante do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e integra a equipe da Cobertura Colaborativa Estudantil 2017.