Prêmio Jorge Amado de Literatura

Fotos: Mateus Pereira/Secom

O prêmio Jorge Amado tem por objetivo incentivar a produção literária desde cedo, com utilização de atividades lúdicas, de forma a enriquecer ainda mais o aprendizado de crianças e adolescentes. Esta é a proposta da Secretaria Municipal da Educação com o Prêmio Jorge Amado de Literatura. A iniciativa homenageia o autor de clássicos como Gabriela Cravo e Canela e Capitães da Areia.

O objetivo é estimular os alunos da rede municipal de ensino a desenvolverem ações ligadas à leitura. Também pretende estimular a produção estudantil de textos, seja sob a forma de poesia, conto, romance, e utilizando-os ainda em outras mídias, como as histórias em quadrinhos e o videoclipe – este último integrado pela primeira vez à edição de 2017 da premiação.

O prêmio oferece oportunidades para que estudantes do Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) possam apresentar seus trabalhos nas categorias Poesia e Conto. Já alunos do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) poderão participar nas categorias Romance, Histórias em Quadrinhos e Videoclipe.

Como participar – As inscrições ocorrem entre os próximos dias 12 de julho e 25 de agosto, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário de 9h às 17h, na Gerência Regional de Educação da unidade escolar do colégio onde o aluno está matriculado. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) até 30 de outubro. Aos vencedores de cada categoria serão concedidos prêmios de R$ 4 mil para os primeiros colocados, R$ 3 mil para os vice-campeões e R$ 2 mil para quem chegar em terceiro lugar, sendo que os valores estão sujeitos à tributação de impostos. Além disso, o professor orientador indicado na ficha do aluno premiado receberá um tablet.

Valdineia Oliveira.

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia