Softwares livres na Campus Party

Estudante-repórter: João Pedro Santos*

No quarto dia da Campus Party de Salvador, foi realizada uma palestra sobre softwares livres, com Juliana Oliveira, Luciana Oliveira e José Nunes. Durante a conversa, foi explicado o que são softwares livres, como são usados e qual a participação deles no ensino. Em sua parte da palestra a professora Juliana falou das quatro liberdades do software livre:

a) executar o programa como você quiser.

b) estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para o que você precise.

c) redistribuir cópias para ajudar ao próximo.

d) distribuir cópias de suas versões modificadas a outras pessoas.

Fig.1: Juliana Oliveira (esquerda), José Nunes e Luciana Oliveira: palestra sobre softwares livres. Foto: Bira Mendes

Em entrevista, a professora Luciana disse que os softwares livres são usados nas instituições de ensino porque podem ser modificados, de modo que possam ajudar no desenvolvimento de professores e estudantes, ou até mesmo outras pessoas que souberem editá-los. É muito usado para trazer colaboração entre os programadores, em redes sociais e até mesmo para educar.

Fig.2: João Pedro Santos durante entrevista com as palestrantes. Foto: Bira Mendes

O professor José, em sua fala, disse que no Brasil, atualmente, os investimentos na areá de tecnologia vêm caindo ano a ano, em comparação a outros países da América Latina. O Brasil tem muito menos investimento.

_________________

*João Pedro Santos tem 15 anos, é estudante do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e integra a equipe da Cobertura Colaborativa Estudantil 2017.

Publicações relacionadas

Softwares livres na Campus Party

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: