Consulta Pública – Base Nacional Comum Curricular

Fig. 1: banner oficial da Base Nacional Comum Curricular. Imagem: divulgação/MEC
Fig. 1: banner oficial da Base Nacional Comum Curricular. Imagem: divulgação/MEC

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o final do Ensino Médio. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica.

A Base Nacional Comum Curricular será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares. Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas).

A Base é parte do currículo e orienta a formulação do projeto político-pedagógico das escolas. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a parte diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e homologaolvimento dos estudantes. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

A Base é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de homologaolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.

Até o dia 15 de março de 2016, os cidadãos brasileiros, organizações e escolas poderão contribuir nesse processo. Basta se cadastrar no site basenacionalcomum.mec.gov.br e seguir as orientações. Contribua!

Este texto foi adaptado do site oficial da Base Nacional Comum Curricular.