Cor Sobre Forma

the-dance-henri-matisse
Fig.01  “A Dança” Henri Matisse 1910

Quantos homens e mulheres você vê nesta figura?

São todos homens?  Não?

São todas mulheres?

E realmente importa?

Bem, o que vemos são cinco figuras humanas de mãos dadas, formando uma ciranda. As linhas fortes e sinuosas nos dão a sensação de movimento.

A pintura Fauvista é assim. Pinceladas fortes, cores marcantes e pouco interesse pela realidade. O gênero de cada personagem pouco importa na obra, o  pintor fauvista só demonstra a alegria  e a jovialidade das dançarinas.

Essa é a obra do Pintor Frances Henri Matisse, chamada de A Dança.

Desenvolvido no início do século XX, o Fauvismo é uma tendência estética da pintura. As suas principais características são o conteúdo dramático nas obras e o uso acentuado de cores fortes.

Sem intenção política ou critica, o Fauvismo usa temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções. Sem muita responsabilidade com a gradação,  mesmo que o papel das cores seja extremamente importante nelas, já que eram responsáveis pela noção de limites, perspectiva volume e relevo. As cores não correspondiam à cor real das figuras, elas não tinham relação direta com a realidade. O Movimento Fauvista foi responsável pela mudança no conceito de utilização das cores nas artes plásticas.

Criações Artísticas livres e baseadas na intuição e no instinto sem muita relação com o intelecto ou emoções. É uma arte impulsiva.

Outros artistas Fauvistas: Albert Marquet, Andre Derain, George Rouault, Jean Puy, Kees Van Dongen, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy.

Geize Gonçalves

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia