Fazendo arte…
Estudante-repórter: Érica de Jesus
Olá, pessoal!
Os estudantes Alessandro Guimarães, 21 anos; e Jean Santos, 17 anos, ambos do 3° ano do Ensino Profissional Médio, do Centro Territorial de Educação da Bacia de Paramirim, são os responsáveis pela obra de arte A força que nunca seca, finalista da 8ª Mostra do AVE (Artes Visuais Estudantis). Os artistas valorizaram a cultura e religiosidade local, demonstrando a realidade do povo de Macaúbas e o “ser nordestino”. A arte produzida por Alessandro e Jean é uma escultura feita em madeira e tem características religiosas e popular.

Outro estudante que também está participando do AVE é Matheus Silva ,17 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio no Centro Educacional São Sebastião, em Caturama. Ele é o autor da tela Mazelas Sociais, que retrata a sociedade, a desvalorização, a falta de compreensão para as diversas situações, a tristeza, a depressão, a pobreza, a falta de urbanização e a desvalorização da cultura. Em entrevista, Matheus justificou a escolha da temática da sua obra: ” Eu quis retrar o cotidiano da sociedade periférica que está esquecida e a seca que está acontecendo no Nordeste”.

O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) integra o 4° Encontro Estudantil e, neste ano, expõe 93 obras de artes visuais produzidas por estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.

Érica de Jesus tem 21 anos, é estudante do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, que fica em Salvador, e faz parte da equipe de Cobertura Colaborativa Estudantil.