É Primavera, vem o Verão. Tenha dengo; Dengue, NÃO.
Olá, pessoal!
As estações do ano duram cada uma delas três meses. Estamos na Primavera e daqui a dois meses, em dezembro, começa o verão com duração até março.
Muito tempo para deixar o mosquito de boa. Mas que mosquito é esse?
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através da fêmea do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus.
Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Tanto na Bahia, quanto no Brasil, existem condições climáticas favoráveis como: temperatura elevada e água parada. Percebe o perigo com a chegada do verão onde sempre se registra a epidemia no nosso estado e no nosso país.
Em todo o mundo, existem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Logo, uma pessoa poderá ter Dengue até quatro vezes.
Os Tipos de Dengue: Dengue clássica I, II, III e IV além da dengue hemorrágica.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2, 3 e 4. O vírus tipo 4 não era registrado no país há 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima. Na Bahia, o mais comum é o sorotipo 3 (Ver no saiba mais mapa dos sorotipos circundantes, Brasil 2006).
A DENGUE tipo 4 apresenta risco às pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao homologaolvimento de dengue hemorrágica.
As Formas de apresentação da dengue variam podendo se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e Síndrome de Choque da Dengue.
Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.
Então, vamos prevenir para evitar que pessoas ou até nós mesmos fiquemos doente.
Medidas básicas que não custam nenhum grande esforço, compartilhe essa ideia:
– Nada de lixo sem o devido condicionamento. Avise à Secretaria de Serviços públicos para que não acumule água proveniente das chuvas.
– Aplicação de larvicida em caixas d´águas abertas ou em lugares vulneráveis.-
– Fechamento das caixas d´águas com tampas;
– Aplicação de “fumacê” para eliminar os mosquitos.
Como todo bom baiano, o sotaque, o vocabulário “baianês” e a fama de ser dengoso sempre o acompanham. Até a maneira de falar o português “brasileiro” foi modificado pelas pronúncias e gramáticas africanas como expressões cuja origem está associada às culturas africanas e que os baianos utilizam no seu dia a dia,
Você sabe o significado da palavra dengo?
A palavra quer dizer “carinho”, “agrado” ou “meiguice”. Origina-se da palavra ndéngo, que significa “doçura”. Ou seja, sedoso, proveniente do dialeto Quicongo, originário das províncias de Cabianda, do Uíge e do Zaire, assim como no norte da Angola e em algumas regiões do Congo.
Um bom baiano é mesmo cheio de dengo . Então, dar dengo ou receber dengo é bom, mas adoecer por causa da dengue, NÃO.
Fique esperto! Valeu!
Saiba mais em:
http://www.dengue.org.br/dengue.html
http://www.who.int/csr/disease/dengue/en/
http://portal.saude.gov.br/404.html
http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html
Todas as imagens foram retiradas da Wikipédia.
Ana Cristina Rangel
Professora da Rede Pública de Ensino da Bahia
Comentários