NOW: marcha das mulheres por direitos iguais

O dia 26 de agosto de 1970 foi um dia memorável! Milhares de mulheres de distintas etnias e classes sociais saíram às ruas em diversos estados da América do Norte para protestar por direitos iguais. O movimento ganhou ampla divulgação na imprensa ocidental. Mas o que essas mulheres queriam? A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo:. elas queriam poder frequentar as instituições de ensino livremente, receber os mesmos salários que os homens para executar trabalhos semelhantes, poder colocar seus filhos em creches de tempo integral e decidir sobre o direito ao aborto. Essas mulheres não queriam mais esperar para que seus anseios fossem atendidos. Daí o surgimento do movimento que passou a ser denominado NOW, palavra que em português significa AGORA! Desde então ficou estabelecido que o dia 26 de agosto se tornaria o Dia Internacional da Igualdade da Mulher.

Em 1971, Betty Friedan, fundadora do movimento NOW veio ao Brasil para lançar seu livro Mística Feminina. O movimento pelo direito das mulheres no Brasil, nesta mesma época ocorria de forma privada, nas casas de algumas mulheres, posto que a Ditadura Militar proibia a aglomeração de pessoas, bem como as passeatas e qualquer outro tipo de protesto.

Para saber mais sobre o movimento das mulheres e a luta  por direitos aqui no Brasil e no mundo, acesse o site do Ambiente Educacional Web e veja o episódio “Diversidade de Gênero”!

Telma Santos

Professora da Rede Pública de Ensino da Bahia

Publicações relacionadas

NOW: marcha das mulheres por direitos iguais

Nossos Colaboradores