Você lê editais?
Oi, pessoal! Tudo bem? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acabou de abrir inscrição para a edição de 2015 e o edital tem novas regras. O candidato que solicitar a isenção do pagamento da taxa (R$ 63) neste ano, e não comparecer nos dias do exame, terá esse direito suspenso em 2016. O participante travesti ou transexual que desejar ter atendimento pelo seu nome social poderá solicitar isso na Página do Participante, no período de 15 a 26 de junho de 2015.
Você lê o edital quando se inscreve num concurso público (é especificamente dos editais de concurso que falo neste texto)?

O texto de um edital de concurso público, ou de um de qualquer outra natureza, é bastante técnico e instrucional, pois vem cheio de recomendações que os candidatos devem seguir. Mas é muito comum ouvir relatos de pessoas que se inscrevem em processos seletivos e não dão a mínima para a leitura do edital. Isso é um problema!
Essa leitura é importante porque, além de ficar por dentro de todos os detalhes da seleção, faz a pessoa entender o objetivo do concurso e saber se ela atende às exigências dos organizadores.
Num edital, a função referencial da linguagem predomina no texto e isso dá a impressão de que, em muitos trechos, o documento é repetitivo. Tudo é estratégia! Quem redige um edital, se preocupa em deixar tudo bem claro, para não dá vazão a outras interpretações. Nada pode ficar ambíguo.
Quem vai fazer o Enem, deve ler o edital de 81 páginas antes. O item 4.1, que fala da inscrição, esclarece: “Antes de efetuar sua inscrição, o PARTICIPANTE deverá ler este Edital, seus anexos e os atos normativos neles mencionados, para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Enem e aceita todas as condições nele estabelecidas”. No site oficial do exame, o candidato pode fazer o download do documento.
Boa leitura e não deixe de seguir esta recomendação, que vale para qualquer coisa na vida: quando a gente lê, as coisas ficam mais fáceis de ser compreendidas.
Até o próximo!
Professor da Rede Pública Estadual de Ensino
Muito bom, professor! Abs!
Obrigado pelo retorno e pela interação, Vânia. Espero que o texto e a discussão contida nele sejam úteis! Grande abraço e continue acompanhando as nossas postagens!
Maravilha, professor Raulino