Por que devo aprender Matemática?

Olá, pessoal! Tudo beleza? Sou André Soledade, professor de Matemática da Rede Estadual e, acreditem ou não, a pergunta que os alunos mais me fazem é: “Por que devo aprender Matemática?”. Pensando nessa indagação, resolvi responder a essa pergunta de uma vez por todas!

Acreditem! Desde os tempos mais remotos, o homem utiliza a matemática para facilitar a sua vida e organizar a sociedade. Há registros da sua utilização pelas sociedades egípcia e grega na construção de templos, pirâmides, diques, canais de irrigação, arenas e estudos da astronomia. Nos dias de hoje, a Matemática está presente em tudo ao nosso redor, desde o projeto urbanístico de uma praça até a complexidade que envolve o lançamento de um foguete. Tudo isso, descrito através de equações, relações, funções e gráficos matemáticos!Sendo assim, podemos afirmar que esta bela ciência está presente em todas as profissões, sendo que em algumas, ela é a principal ferramenta.

Imagem: Josymar Alves

Imagem: Josymar Alves

Na engenharia e a arquitetura, por exemplo, a Matemática é de fundamental importância, é através de conceitos elementares como ponto, reta, plano e figuras espaciais como: prismas, cilindros, cubos e outros, que o arquiteto une os seus conhecimentos na área de humanas e arte aos de exatas, colocando a sua criatividade a prova para homologaolver belíssimos projetos. O papel do Engenheiro Civil é tornar essa criação uma realidade. Ele é responsável por elaborar e acompanhar todas as etapas de execução desse projeto, utilizando, para isso aptidões múltiplas, como o domínio do Cálculo, desenhos intuitivos, técnicas de construção, leitura e produção de relatórios.

Além da Engenharia e Arquitetura, a Matemática também está presente em áreas como o Direito, Administração, Agronomia, Cinema, Contabilidade e Música.

Música? Como Assim? Verdade! Os músicos, com freqüência, usam a matemática para entender a estrutura musical, as escalas e as características do som como timbre, altura e intensidade, sendo que alguns compositores incorporaram a proporção áurea e o número de Fibonacci em seu trabalho. No jazz, por exemplo, há músicos que usam esses números na divisão rítmica e dos compassos.

Até mesmo nas profissões da área de saúde, encontramos vários exemplos de aplicação da Matemática. No planejamento terapêutico, as dosagens dos medicamentos prescritos pelo médico são calculadas utilizando equações diferenciais, que determinam quando um medicamento atinge a sua meia-vida na corrente sanguínea do paciente, fornecendo, assim, a periodicidade que o medicamento deve ser administrado. Nos procedimentos cirúrgicos de diversas doenças, a Matemática ajuda no homologaolvimento de modelos que facilitam nas tomadas de decisões durante a operação, minimizando os erros médicos. Nas clínicas de fertilização, o uso da teoria das probabilidades permite determinar as chances de se obter sucesso no processo de inseminação artificial, fornecendo dados para que os médicos avaliem se vale ou não a pena submeter a paciente ao procedimento, tendo em vista que fatores como idade, massa corporal e níveis hormonais dos pais influenciam nesses números.

Para finalizar, os modelos matemáticos também permitem descrever de forma quantitativa fenômenos biológicos, tais como epidemias e pandemia, cujas taxas de crescimentos obedecem a funções exponenciais. O estudo desses modelos ajuda a prever o crescimento e o impacto destas epidemias, bem como elaborar planos de ação para o seu controle.

Legal, não é? Bem, acho que finalmente respondi a essa pergunta! Mas, se você quiser aprender um pouco mais sobre a utilidade da Matemática nas profissões, não perca tempo!

Acesse agora o AEW e assista: http://bit.ly/1QGwNU5.

Referências:

http://www.ebb.com.br/mostrar_noticia.php?ref=13597

http://www.descomplicandoamusica.com/matematica-na-musica/

http://www.somatematica.com.br/mundo/profissoes.php

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/04/matematica-na-cabeca

André Soledade

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino

Publicações relacionadas

  • Agora é Plataforma Anísio Teixeira8 de novembro de 2017 às 10:55 Agora é Plataforma Anísio Teixeira (0)
    Oi, pessoal! O Ambiente Educacional Web está em novo endereço: WWW.pat.educacao.gov.ba.br. Essa mudança foi necessária para ampliar as […]
  • Cine PW: Uma Professora Muito Maluquinha16 de outubro de 2013 às 18:36 Cine PW: Uma Professora Muito Maluquinha (0)
    Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje, nossa sessão de cinema vai indicar um filme que serve de estímulo para tod@s @s professores (as) e […]
  • 1º de Janeiro (Dia mundial da Paz)27 de dezembro de 2010 às 15:05 1º de Janeiro (Dia mundial da Paz) (0)
    Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pacem = […]
  • Secretário apresenta plano de ações da Educação4 de abril de 2011 às 17:08 Secretário apresenta plano de ações da Educação (0)
    O secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, reuniu cerca de 300 diretores, coordenadores e superintendentes de todo o Estado para […]
  • Eclipse lunar4 de outubro de 2011 às 09:41 Eclipse lunar (0)
    Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela […]
  • Cursos para professor recebem inscrições até dia 29 de maio18 de maio de 2011 às 11:49 Cursos para professor recebem inscrições até dia 29 de maio (0)
    Diretores das escolas públicas podem indicar, até 29 de maio, os professores de sua unidade escolar nos cursos de extensão e de […]
Por que devo aprender Matemática?

Nossos Colaboradores