Os Índios ou Povos Indígenas?

Você usa a expressão  “os Índios” para se referir aos povos indígenas? Saiba que o uso desse termo não está correto e reflete uma visão carregada de preconceito. As culturas indígenas são múltiplas, portanto, não existem expressões culturais singulares que possam identificar todas as etnias indígenas. Dizer “os índios” significa reduzir as culturas indígenas a um bloco único, essa atitude reflete uma visão estereotipada de povos, que são caracterizados, exatamente, pela diversidade de suas culturas.

No episódio “Povos indígenas“, do programa Intervalo, vemos que cada grupo étnico indígena  apresenta características específicas, também aprendemos que eles são sujeitos contemporâneos, que vivem de acordo com as mudanças propostas pela sociedade. Assim, existem povos que vivem mais próximos ao litoral e assimilaram alguns dos costumes dos brancos e outros  que vivem em regiões mais longínquas e ainda preservam muito de sua cultura original. Não há homogeneidade cultural entre esses povos, é preciso pesquisar e ver de perto sobre qual grupo estamos falando.

Clique na imagem para assistir ao episódio
Clique na imagem para assistir ao episódio.

Portanto, quando afirmar “os índios”, lembre-se de que você estará se referindo a um sujeito genérico, inexistente, tendo em vista que você deve especificar a qual grupo cultural esse indígena pertence. É isso aí, galera, falar da cultura indígena é sempre plural.

Valdineia Oliveira

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino