Cine Documental – Minha Escola, Meu Lugar – Colégio Ypiranga

O quadro Minha Escola, Meu Lugar, do programa Intervalo, apresenta a influência histórica e sociocultural de uma Unidade Escolar baiana com seu município ou seu bairro. Neste episódio, a escola evidenciada é o Colégio Estadual Ypiranga e o bairro Dois de Julho, em Salvador.

O Ypiranga funciona no histórico Solar do Sodré, datado do século XVII e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. O poeta baiano Castro Alves (1847-1871) residiu nesse prédio nos seus últimos anos de vida. O tradicional bairro Dois de Julho, nome que registra a data da Independência da Bahia, está localizado no centro comercial de Salvador, mas guarda ares pitorescos de área residencial, além de possuir uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

Professores, dirigentes escolares, alunos, ex-alunos, moradores antigos participam dessa produção, mostrando suas impressões acerca do Ypiranga e do bairro Dois de Julho. Este é um convite para você conhecer um pouco da história do Colégio Ypiranga e do bairro Dois de Julho. Aprecie! Clique na imagem abaixo.

Minha Escola, Meu Lugar – Ypiranga

Ypiranga