Videoclipe de Jornada Pedagógica mostra força do protagonismo estudantil da rede estadual da Bahia

DSC_3036
MC Feijão (no centro), estudantes e equipe da Rede Anísio Teixeira durante a gravação do clipe: protagonismo juvenil. Foto: Vitor Moreira

O videoclipe O Saber de Transformar, feito especialmente para ser exibido na Jornada Pedagógica 2015 das unidades de ensino da rede pública estadual da Bahia, contou com a participação de estudantes e moradores do bairro Praia Grande, em Salvador, e foi produzido pelos profissionais e educadores da Rede Anísio Teixeira. O Saber de Transformar é fruto de um trabalho conjunto, em que a relação da comunidade escolar e da sociedade civil se fortalece.

Da composição da música à finalização do videoclipe, tudo teve como base enaltecer e considerar as especificidades da cultura baiana. “A musicalidade e a batida que estão no rap são bastante autênticas. É um rap da terra, não americanizado. Tem identidade. É um rap com dendê”, brinca Harrison Araújo, diretor do videoclipe. O rap a que Harrison se refere foi composto por Josenildo Almeida, o MC Feijão, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza e morador do bairro Praia Grande, que fica no subúrbio de Salvador. Esse foi um dos objetivos da produção. Ou seja, mobilizar a comunidade escolar para participar mais da vida da escola. “Foi uma experiência boa”, afirmou  MC Feijão, sobre a sua participação no videoclipe.

Estudantes em ação: "A escola é aberta/ O saber de transformar". Foto: Vitor Moreira
Estudantes em ação: “A escola é aberta/ O saber de transformar”. Foto: Vitor Moreira

Cerca de 50 pessoas (sendo 30 estudantes) foram mobilizadas para a produção do audiovisual. O trabalho, óbvio, foi feito com muito prazer e com responsabilidade. Nesse sentido, detalhes como figurino, direção de arte, locação, escolha de figurantes e preparação de elenco foram considerados com atenção. A gravação do vídeo foi feita no dia 29 de janeiro. As cenas foram gravadas na casa de MC Feijão, no Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza e nas ruas e praças dos bairros Praia Grande e Plataforma.

O Saber de Transformar é uma mensagem motivacional que propõe uma simbiose entre a sociedade civil e a comunidade escolar da rede pública, afirmando que é através da união e de ações colaborativas que a escola e a Educação podem se fortalecer. E, assim, contribuir efetivamente para construção de um mundo melhor. “Junta aqui, somos nós/ E vamos batalhar/A escola é aberta/O saber de transformar…”. (versos do rap O Saber de transformar­, de Josenildo Almeida, MC Feijão).

Asssita ao videoclipe e diga o que achou da produção:

Você também tem a opção de baixar o áudio, através do nosso canal no SoundCloud:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/191990321″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

 

No Flickr, você pode ver mais fotos dos bastidores da gravação do videoclipe: www.flickr.com.