CAPOEIRA EM SALA DE AULA
A capoeira é uma manifestação cultural, com matrizes africanas apreendidas em território brasileiro. Considerando o período histórico em que os povos africanos eram sequestrados de sua terra natal para se tornarem escravos no Brasil, pode-se afirmar que este fato, do período colonial, assume significativa relevância na formação do povo brasileiro.
Compreender o processo histórico de formação de uma sociedade é importante para que se possa entender e intervir na realidade de forma consciente, crítica e criteriosa, visto que a função social da escola é contribuir para a emancipação humana e transformação/transmissão de saberes historicamente organizados pela humanidade.
A Educação Física é uma disciplina que compõe o núcleo comum do Ensino Médio, importantes conteúdos ficam sob a responsabilidade desta área do conhecimento, tais como: jogo, dança, ginástica, lutas, capoeira, esporte.
Neste texto, destaco a presença relevante da capoeira enquanto elemento importante no processo de formação do estudante. Destaco este conteúdo pela sua relevância histórica para a formação do povo brasileiro, assim como pela condição que a capoeira representa no contexto histórico. Analisar criticamente este percurso é um dos desafios que professores e estudantes precisam superar.
Apropriar-se da capoeira como elemento da nossa cultura, reconhecer seus mestres, suas bandeiras de luta, entender a orquestra da dança, música e movimento, esclarecer conceitos de capoeira angola e capoeira regional, o papel dos quilombos em seu contexto histórico-cultural, cantos que denunciam, anunciam e apontam caminhos para uma condição de autonomia e emancipação humana, com um olhar para o homem enquanto sujeito de sua própria história são elementos que esta arte, a capoeira, nos possibilita apreender.
De acordo com a referência do MEC, a competência de área 3 da Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias diz assim:
“Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade”
Muitos são os fatores que tornam esta temática relevante para o currículo da educação física. A capoeira precisa ser trabalhada criticamente no espaço da escola. Sendo assim, deixo como sugestão o site do Ambiente Educacional Web – AEW, que é um espaço que reúne vários objetos educacionais que tratam desta temática e pode auxiliar o professor em sala de aula. Recomendo os links abaixo, mas vale ressaltar que o Ambiente Educacional Web possui um amplo acervo sobre esta temática, que pode contribuir com professor e estudante na caminhada de um entendimento mais crítico da capoeira no cenário contemporâneo.
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2097
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2098
ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/234
Este texto tem como objetivo contribuir na construção de uma sistematização da prática da capoeira no espaço escolar.
Deixem seus comentários e vamos seguir na construção de atividades, aulas com temas tão importantes na formação do povo brasileiro.
Quero ressaltar que a capoeira é um grande legado histórico cultural para o povo brasileiro, embora exista dúvida quanto à sua origem, há quem fale que quando os negros chegaram no Brasil determinada tribo indígena já se apropriava dessa prática.
Obrigado pela sua contribuição, Raimunda. Abração!