Ciência e escuridão se encontram no 3º Encontro Estudantil

Estudantes-repórteres: Rebeca Correia e Yasmin Sales

A FECIBA (Feira de Ciências da Bahia) trouxe um recheado banquete de conhecimento e novidades para estudantes e professores, que tiveram a honra de estar no 1º dia do 3º Encontro Estudantil. Segundo o coordenador da Feira,  Rogério Lima, ela tem como objetivo trabalhar a iniciação científica na educação básica. Os estudantes fazem projetos voltados para atender a realidade da sua comunidade, fortalecendo a ideia de pertencimento.

rogerio
Rogério Lima, coordenador da FECIBA. Foto: Joice Santos

Os estudantes trouxeram suas ideias e mostraram que a ciência e matemática podem fazer parte do nosso dia a dia. Como, por exemplo, o projeto  de reaproveitamento

reaproveitamento
A estudante Siele Laís. Foto: Joice Santos

da água, da estudante Siele Lais, 17 anos, do Colégio Estadual Simone Simões Neri, que nos mostra como podemos economizar a água, reaproveitando-a. Outro  projeto interessante é o do estudante Ednalvo Júnior, 16, do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. O projeto ECO H2O trata-se de um sistema que reaproveita a água da torneira para a descarga, no vaso sanitário.

ecoh2o
Estudantes do projeto ECO H2O. Foto: Joice Santos
Caixa Preta
No primeiro dia do Encontro Estudantil, a Caixa Preta atraiu um público de aproximadamente 300 pessoas.O projeto é feito com jogos de luzes: são quatro caixas, a primeira tem como objetivo brincar com as palavras aleatoriamente; a segunda tem como assunto a astronomia, onde conhecemos o nosso sistema solar, através do aplicativo Google Sky Maps; a terceira caixa tem como objetivo assustar os estudantes que visitam essa grande aventura.Na quarta e última caixa, os estudantes tiveram como experiência uma foto totalmente no escuro.
caixapreta
Estudantes dentro da Caixa Preta. Foto: Joice Santos

Sobre as repórteres

Da esquerda para a direita: Yasmin Sales e Rebeca Correia. Foto: Romário Santos

Rebeca Correia tem 15 anos, estuda no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia; Yasmin Sales tem 15 anos, estuda no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Texeira. Elas fazem parte da equipe de cobertura jornalística do 3º Encontro Estudantil.