Super dicas para o ENEM

Salve ,Salve!

O ENEM está chegando, você já parou para refletir sobre a importância dele na sua vida, e no seu futuro profissional? Aproveite bem o tempo para estudar e assim alcançar excelentes resultados!

O Exame Nacional do Ensino Médio, utilizado como processo seletivo de ingresso à educação superior, com provas marcadas para os dias 8 e 9 de novembro próximo,pode, ainda,ser utilizado para: Certificação do Ensino Médio, Financiamento Estudantil -FIES,Bolsas de estudo no Programa Universidade Para Todos – PROUNI,Ciências sem Fronteiras,e outros.

Este exame já é prioridade na vida de muitos estudantes, com mais de nove milhões de inscritos para a esta edição de 2014. As DICAS abaixo têm o propósito de facilitar os seus estudos e pesquisas, objetivando êxito nas realizações das provas.

Não há uma “receita pronta” para se fazer um bom exame, mas algumas dicas podem ajudar. _Vamos nessa?

DICAS:

1– Ler o Edital do exame; conhecer os Conteúdos cobrados; compreender como as questões são elaboradas. Tais informações são imprescindíveis para                   nortear seus estudos. Prepare-se com afinco e determinação!

SUPER DICA! O AEW Ambiente Educacional WEB, tem um vasto material em licença livre nos formatos de: Vídeo,experimentos, áudios,animações, softwares ,entre outros, que atende aos conteúdos constantes na matriz de referência das disciplinas que compõem as quatro áreas de conhecimentos que serão testadas no ENEM.

2-Somar os conteúdos estudados, no decorrer do Ensino Médio, aos conhecimentos gerais e atualidades que você pode adquirir através de leituras de revistas e jornais, textos e artigos, será de grande valia para o entendimento e interpretação dos enunciados das questões.

SUPER DICA! Blog do Professor WEB – Você encontra textos, artigos, dicas culturais, entre outros.O tema pode ser escolhido por Área do Conhecimento,ou por Temas Transversais.

3– Responder as provas das edições anteriores pode lhe trazer certa segurança no momento do exame. Fique atento para a leitura, interpretação e articulação de informações. As questões das provas do ENEM são inteligentes e de cunho interdisciplinar. Não seja decoreba, saiba como usar os conceitos.

Para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, as questões são referentes aos temas das disciplinas de História, Sociologia, Geografia e Filosofia, podendo apresentar relação de temas entre si, bem como relação com temas de outras áreas do conhecimento. Ex.: A QUESTÃO ABAIXO, ENEM 2013, APRESENTA RELAÇÃO DE TEMA DE GEOGRAFIA COM TEMAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA, que são disciplinas da área de Ciências da Natureza. ”Se ligue, fique atento!”

imagem

SUPER DICAS!Temas presentes na questão acima: CHUVA ÁCIDA E CICLO DA ÁGUA. Você encontra, respectivamente, no AEW, em:

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudosdigitais/conteudo/exibir/id/1158

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/277

Ler o texto “ENEM – O que você não deve deixar de estudar para o exame“, publicado no Blog do PW. Ele traz informações importantíssimas sobre o que estudar para o ENEM. Disponível em: /2014/09/08/enem-o-que-voce-nao-deve-deixar-de-estudar-para-o-exame/

 

4-O que pode ser útil para seus estudos:

SUGESTÃO: Criar um grupo (em uma rede social),e/ou um blog.Convide seus colegas!Mas, fique “antenado” (a), o espaço criado deve ser colaborativo. Todos poderão participar/ compartilhar ideias e informações pertinentes às dicas de estudo/material para realização das provas do ENEM. Utilizar esta estratégia com responsabilidade e dedicação, aliada a outras metodologias, pode ser interessante, aprazível e útil para seus estudos.

Pense nisso, faça sua parte!Mas, só entre no grupo para tratar de assuntos referentes ao ENEM, não perca tempo com bate-papo que não esteja relacionado ao exame, pois, o tempo urge. Lembre-se que o objetivo do grupo e do blog é a colaboração para os estudos.

ATENÇÃO: Reserve um tempinho para a diversão! Estudar é necessário, mas, apenas isso pode lhe causar uma grande tensão e ansiedade. Evite estudar na véspera das provas do exame, isso pode lhe deixar ansioso (a) e nervoso (a). Sobre estresse e ansiedade vale a pena também ler o post do PW: /2014/09/19/enem-se-ligue-para-nao-stressar

E você, tem alguma dica para o ENEM? Se tiver, colabore conosco.

Boa sorte e até a próxima!

REFERÊNCIAS:

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-os-assuntos-mais-cobrados-no-enem > Acesso em setembro/2014.

http://inep.gov.br/web/enem/sobre-o-enem > Acesso em setembro/2014.

http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2014/05/inscritos-para-o-enem-2014-somam-mais-de-95-milhoes-anuncia-governo.html > Acesso em: setembro/2014.

http://inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos http://enem.inep.gov.br/ > Acesso em setembro/2014.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/06/11/1098617/novo-raio-x-enem-temas-cobrados-prova-historia.html > Acesso em setembro/2014.

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-os-assuntos-mais-cobrados-no-enem.