II Seminário de Educação e Tecnologia – 1º Dia do Seminário

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GhBIos1_icM&w=560&h=315]

Educadores, estudantes e interessadas/os na temática de educação e tecnologia digital vão poder ampliar ainda mais os seus conhecimentos. A razão disso é o II Seminário de Educação e Tecnologia, que terá como ênfase o uso e a produção de mídias e tecnologias livres na escola. O evento, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), vai discutir assuntos como políticas públicas relacionadas às mídias e tecnologias livres, ética, inclusão digital, tecnologias assistivas e robótica. Na ocasião, as/os educadores da TV Anísio Teixeira vão lançar o mais novo programa do projeto, cujo nome é Intervalo.

Apropriação crítica

No início deste ano, numa entrevista para a Revista do AEW, Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira e um dos palestrantes do evento, afirmou que “a tecnologia digital deve ser apropriada de forma crítica e contextualizada nos processos de ensino-aprendizagem”. A Rede Anísio Teixeira, que trabalha com tecnologia digital e mídias educacionais há 5 anos, tem como preocupação manter um diálogo crítico e reflexivo com professores e estudantes da rede estadual de ensino, através de suas mídias (o Blog do Professor Web, a TV Anísio Teixeira e o Ambiente Educacional Web). “Aqui na Rede Anísio Teixeira, a gente entende que a tecnologia não se justifica como um fim na educação, ela é mais um meio de se fazer educação, principalmente no momento em que proporciona, por meio da rede mundial de computadores, o acesso a conhecimentos diferenciados, que partem de diferentes pontos de vista, publicados por diferentes sujeitos, sobre quase todos os assuntos do mundo”, enfatiza Yuri.

O Blog do PW vai transmitir a videoconferência ao vivo e fará a cobertura do II Seminário de Educação e Tecnologia. Acompanhe o nosso Facebook e Twitter e fique por dentro das discussões. Grande abraço!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cU6oJB8krwk&w=560&h=315]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GCiv3cImhaw&w=560&h=315]